Nordestina volta ao centro do mapa político baiano. O município que começou o ano em clima de turbulência institucional, com a prefeita Eliete de Ito (PSD) governando sob minoria na Câmara, agora assiste a movimentos que redesenham o tabuleiro — um reforço público à base da gestora, e, ao mesmo tempo, uma sinalização de rota inversa pelo presidente do Legislativo rumo a ACM Neto, criando nova camada de disputa no cenário eleitoral.
Genildo retorna à base e declara apoio a Eliete de Ito
A virada começou com a reaproximação de Genildo, do Podemos, liderança da região do Mari. Com quase 40 anos de vida pública, ele rompeu com a prefeita durante a gestão anterior. Seu filho, que havia sido vice na primeira administração de Eliete, terminou compondo a chapa oposicionista que disputou e perdeu a eleição em 2024.
Na última sexta-feira, 05, no ato político do PSD que oficializou a filiação de Gilvan Garimpeiro, Genildo usou da palavra e declarou publicamente seu retorno a base governista.

Ele explicou o gesto recordando que sempre esteve ao lado dos prefeitos que governaram Nordestina e reconhece a atual condução do município: “A administração de Dona Eliete fez eu voltar. A gente tem que dar a César o que é de César.”
Em seguida chamou a prefeita de corajosa administradora, elogiou obras, ressaltou o amor dela pelo povo e completou: “Ela só fez com que a gente tirasse o chapéu para ela. Quanto a mim é pra fazer valer o ditado: “Um bom filho volta pra casa e trorna ela forte.”
A adesão de Gilvan ocorre num momento em que a prefeita tem maioria na Câmara, isso depois da posse de Titi e Marcos do Angico — os dois vereadores que no dia da eleição comemoraram a vitória, entre os 11 eleitos, porém um lininar da Justiça surgiu dias antes da posse, não reconhecendo 11 cadeiras e sim a manutenção das 9.
Presidente da Câmara aparece com ACM Neto e sinaliza possível apoio
Enquanto uma parte da política se recompõe ao redor da prefeita, o movimento inverso surgiu no comando do Legislativo. Na segunda-feira, 1º, o presidente da Câmara Municipal Edivaldo Gomes da Silva esteve com o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil).
A foto publicada por Edinho como é conhecido, em suas redes sociais provocou leitura imediata nos bastidores: seria um gesto indicando possível apoio a ACM Neto na eleição estadual do próximo ano?

O Calila Notícias tentou ouvir Edinho, mas não conseguiu contato direto com ele. Entretanto, quem falou com a reportagem foi Adriano Amhambaí, chefe de gabinete da Câmara — que também aparece na foto.
Segundo Adriano o encontro ocorreu na sede do União Brasil, em Salvador, junto a amigos em comum. Ele relatou que houve conversa com ACM Neto e que daquele diálogo resultou a imagem divulgada. Disse que não há confirmação oficial sobre apoio firmado, mas admitiu que a foto sinaliza essa possibilidade.
Cenário movimentado
Os fatos desta semana evidenciam que Nordestina voltou a ter centralidade política no Sisal. De um lado, a prefeita amplia forças internas com reaproximações e sinais de unidade.
De outro, o presidente da Câmara testa caminhos fora do eixo governista, abrindo janela para leitura distinta no plano estadual e sugerindo possibilidade de rumo oposto.
Entre discursos, adesões, encontros e fotos públicas, Nordestina entra em 2025 com roteiro de disputa, reposicionamento e narrativa intensa — digna de atenção no cenário regional.




