A (SETRE) Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do estado da Bahia, por meio do SINEBahia Móvel, em parceria com a COOPERçangas, realizou, na terça, 16, e na quarta-feira, 17, duas importantes ações de emissão da nova CIN
As ações ocorreram a partir de uma solicitação da Cooperativa agroindustrial de Ouricangas -COOPERçangas, presidida por Jonilson Gonçalves, motivada pelas dificuldades enfrentadas por agricultores familiares e seus familiares para acessar o serviço fora do município, especialmente em Alagoinhas, devido à distância, ao custo com transporte e às limitações de vagas nos atendimentos regulares. Diante dessa realidade, a cooperativa articulou junto à SETRE a presença das equipes diretamente nas comunidades.

Na terça-feira, a ação foi realizada na Comunidade do Durão, território quilombola, onde foram registrados mais de 100 atendimentos. O público atendido foi formado, majoritariamente, por agricultores familiares cadastrados em programas de comercialização voltados às compras públicas, para os quais a nova carteira de identidade é fundamental no acesso aos mercados institucionais. A mobilização contou com o apoio da Associação do Durão, presidida por Anderson Barbosa, tendo como vice-presidente Milton Fernandes.
Já na quarta-feira, os atendimentos aconteceram na casa de farinha da Comunidade do Cantão, localizada em um dos extremos do município, a mais de 15 quilômetros da sede. Como não havia outro espaço disponível, a comunidade precisou suspender por um dia as atividades de beneficiamento da farinha.

Os moradores se uniram, realizaram a limpeza e a organização do local, criando as condições necessárias para o atendimento, que também resultou em mais de 100 carteiras emitidas. A ação teve o apoio da Associação do Cantão, presidida por Nadjane Pinheiro.
Um dos diferenciais do SINEBahia Móvel é o trabalho in loco, respeitando a realidade das comunidades rurais. Havendo condições mínimas, como espaço adequado e sinal de internet de qualidade, a equipe executa o serviço diretamente nas localidades, inclusive em áreas de difícil acesso. A ação contou com o acompanhamento do supervisor do SINEBahia Móvel, Geferson Ribeiro.
Simone do Iraí destaca cuidado com quem vive no campo
A líder política Simone Santos, popularmente conhecida como Simone do Iraí teve participação destacada na mobilização. Candidata à Prefeitura de Ouriçangas nas eleições de 2024, Simone não obteve êxito no pleito, mas alcançou expressiva votação na zona rural, refletindo sua forte ligação com as comunidades do campo.
Ela ressaltou que conhece de perto as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares, como os custos com transporte, a distância até outros municípios e a limitação de atendimentos. Para Simone, é fundamental que o poder público atue com sensibilidade, levando os serviços até onde o povo está. A líder política reconheceu a iniciativa da COOPERçangas e o empenho das lideranças comunitárias, lembrando que esta foi a terceira ação desse porte já realizada em Oriçangas.
“Em Ouriçangas, mais de 200 agricultores familiares já tiraram a nova carteira de identidade em suas comunidades”, afirmou Simone do Iraí, destacando a importância do trabalho realizado diretamente no campo e o impacto positivo na vida das famílias rurais.
Ver essa foto no Instagram
Ouriçangas integra o Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano e está localizada a cerca de 140 quilômetros de Salvador, reforçando o compromisso do Governo do Estado em levar serviços essenciais às populações que vivem mais distantes dos centros urbanos.




