Território do Sisal – A Câmara de Vereadores de Teofilândia esteve lotada na manhã de sexta-feira, 19, para a sessão que instituiu oficialmente a Procuradoria da Mulher, um importante avanço na defesa dos direitos das mulheres.
A sessão ocorreu por volta das 10h, na sede do Legislativo, e contou com a presença do deputado estadual Alex da Piatã, (PSD), do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e do prefeito Igor Moura (PSB), além de lideranças políticas e representantes da comunidade.

A Câmara Municipal é composta por 11 vereadores, sendo três mulheres: Gilmara da Silva (União Brasil), Mi do Sindicato (PSB) e a professora Núria Evangelista (Republicanos), atual presidente da Casa. A criação da Procuradoria da Mulher é resultado de uma articulação iniciada em mandatos anteriores, mas que avançou neste novo mandato a partir da iniciativa da vereadora Mi do Sindicato, principal incentivadora do projeto.
O projeto de lei, de autoria de Mi do Sindicato e Núria Evangelista, foi aprovado por unanimidade. Apenas dois vereadores estiveram presentes na sessão: Carlinhos de Daozinho (PL) e Diego do Gás (PSB).

A Procuradoria da Mulher funcionará dentro da própria Câmara, em uma sala preparada para acolher, orientar e encaminhar mulheres em situação de violência, em parceria com a rede de proteção do município.
Durante a sessão, o deputado estadual Alex da Piatã afirmou que é necessário ampliar a presença das mulheres nos espaços de poder, destacando que a baixa representatividade feminina é uma herança histórica que precisa ser superada. Como exemplo, ele citou que a Assembleia Legislativa da Bahia conta atualmente com apenas 10 deputadas e que, pela primeira vez em mais de um século de existência, a Casa é presidida por uma mulher, fato que considerou simbólico e inspirador.

Já o prefeito Igor Moura (PSB) chamou atenção para a realidade local, lembrando que Teofilândia tem 61 anos de emancipação política e que, ao longo de toda a sua história, o município contou com apenas 10 vereadoras, sendo três na atual legislatura, o que reforça a importância da criação da Procuradoria da Mulher.
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) também destacou que as mulheres representam a maioria da população brasileira, mas ainda são minoria nos espaços de decisão, defendendo políticas públicas que garantam respeito, proteção e igualdade.
Ao final da sessão, foram designadas as procuradoras da Mulher da Câmara de Teofilândia: a primeira procuradora, professora Núria Evangelista, presidente da Casa, e a segunda procuradora, vereadora Mi do Sindicato, reconhecida como a principal incentivadora da criação do órgão.
Com a instalação da Procuradoria da Mulher, Teofilândia passa a integrar o grupo de municípios do território do Sisal um que avançam na construção de políticas públicas voltadas à proteção, valorização e defesa das mulheres.




