Momentos de escuta, planejamento e construção coletiva marcam o início de mais um ano letivo na rede estadual de ensino da Bahia. A Jornada Pedagógica 2026 teve início nesta segunda-feira (3), reunindo educadores de todo o Estado para alinhar ações e fortalecer as aprendizagens nas escolas públicas. Com o tema “Aprendizagem como promotora da soberania e da justiça social na Bahia”, a iniciativa propõe momentos unificados entre as redes estadual e municipais, reforçando o regime de colaboração entre os sistemas de ensino, com programação até esta sexta-feira (6).
Em Salvador, o Colégio Estadual Pinto de Aguiar, no bairro de Mussurunga, integra as unidades que realizam a Jornada Pedagógica. Na abertura das atividades, professores e equipe escolar foram acolhidos com um café da manhã e música no refeitório da escola, marcando o início da organização e do planejamento pedagógico. Presente na unidade, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou o papel estratégico da iniciativa para a educação pública.
“A jornada é um espaço fundamental de estudo, diálogo e planejamento coletivo, que permite avaliar o percurso vivido e construir, de forma colaborativa, as ações que irão orientar o trabalho pedagógico, ao longo do ano”, afirmou.
Durante cinco dias de programação, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares participam de estudos, avaliações e debates sobre temas centrais para a educação pública, como avaliação para a aprendizagem, desigualdades nas escolas, relações étnico-raciais, inteligência artificial e análise de dados educacionais. A jornada envolve profissionais das unidades escolares vinculadas aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
A diretora da unidade escolar, Melissa Mello, destacou a importância deste momento de acolhida dos educadores. “Estamos celebrando o resultado alcançado em 2025 e, ao mesmo tempo, seguimos unidos, fortalecendo o trabalho pedagógico e garantindo a aprendizagem de todos os estudantes para 2026. Este ano, estamos recebendo estudantes do Colégio Estadual Padre Palmeira. Ao todo, a escola contará com mais de 500 alunos e este é um momento fundamental para organizar e fortalecer o trabalho dos professores diante desta nova fase”.
Nara Barreto Santos, professora de Língua Portuguesa, Direito Ambiental e Direito Administrativo, falou sobre a sua expectativa para este ano. “É ampliar ainda mais o trabalho pedagógico, a partir do conhecimento construído coletivamente na escola. Com a chegada de novos estudantes, seguimos fortalecendo uma educação inclusiva, diversa e em permanente transformação”.
Integrada ao calendário escolar da rede estadual de educação, a Jornada Pedagógica, de acordo com a Secretaria da Educação do Estado, se consolida como um momento essencial para refletir sobre o percurso do ano anterior e definir as estratégias que irão orientar o trabalho pedagógico em 2026, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada.




