Oscilações no fornecimento de energia elétrica nas unidades operacionais da Embasa (como poços e estações elevatórias) estão comprometendo o funcionamento do sistema de abastecimento Serrinha/Coité, resultando na redução da oferta de água nos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Teofilândia, Lamarão, Barrocas e Biritinga.
A Embasa acionou a Neoenergia/Coelba e mantém diálogo com a concessionária para que o fornecimento de energia seja regularizado o mais breve possível, garantindo condições adequadas para operação contínua das bombas e equipamentos. Mesmo após a normalização da energia, o abastecimento de água é retomado de forma gradual, pois o sistema precisa recompor os níveis de reservação, especialmente neste período de temperaturas elevadas e maior consumo.
O cenário é agravado pela estiagem e pela redução do nível dos poços nos últimos meses. Por causa das limitações do manancial, o fornecimento de água tem sido feito em regime alternado entre os bairros e localidades da zona rural, além do fornecimento de carro-pipa em diversas áreas.



