Começou na sexta-feira (13) e vai até terça-feira (17), na cidade de Capela do Alto Alegre, localizado no Território da Bacia do Jacuipe, uma extensa programação para comemorar o centenário de fundação, que teve como marco a celebração de uma missa. As comemorações oficiais tiveram inicio sexta-feira na Câmara Municipal de Vereadores e sob a presidência de Arismário Gomes de Oliveira (PTB), foi realizado um encontro com a comunidade e exibido um documentário “Capela, 100 anos de história”, e em seguida houve um concerto da Camerata Cordas Bahia, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), composta pela flautista e solista, natural do municipio, Elena Rodrigues, Rogério Laborda, Uibitú Smetak, Raul Bermudez, Marcos Maciel, Maurício Kowalski, Antônio Amorim e Orley de Souza.
No sábado (14), às 19h30 os vereadores se reuniram em uma sessão solene para homenagear cidadãos ilustres da comunidade, que por necessidade de estudar e trabalhar, tiveram de mudar para outras cidades, bem antes da emancipação política e lembrou também daqueles que encabeçaram a luta pela emancipação resultando na aprovação do projeto de lei Lei 4.409/84, de autoria do então deputado estadual, Gerson Gomes, que também é natural de Capela do Alto Alegre e, foi sancionada pelo governador da época João Durval Carneiro.

O ex-deputado Gerson Gomes e mais 12 cidadãos e cidadãs, receberam o título de Cidadão Honorário. Evangélico, integrante da Igreja Assembléia de Deus, residente atualmente em Feira de Santana, Gerson Gomes da Silva, deixou a política e exerce hoje a função de comerciante e pecuarista. Com satisfação ele lembrou que cursou o primário na Escola Pública Capela do Alto Alegre, quando ainda pertencia a Riachão de Jacuípe e começou a vida pública em Feira de Santana pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), exercendo o mandato entre 1972-1976, sendo reeleito, 1976-1978 e 1979 foi eleito para deputado estadual pelo MDB, ficando na assembléia até 1991, onde foi Constituinte pelo Partido da Frente Liberal (PFL) e apresentou neste período de mandato o projeto que emancipou Capela do Alto Alegre de Riachão do Jacuípe. “Como muita satisfação eu lembro a todos vocês que ao tomar posse como parlamentar, o meu primeiro discurso na Tribuna foi falar de Capela do Alto Alegre, que não era conhecida, pois pertencia a Riachão e minha primeira viajem como deputado ao interior, foi a Capela, onde falei em frente a Igreja e lembre do pé carnaúba e da minha vida como criança” cidade que quero bem”, falou Gomes.

José Almeida dos Santos, formado em Geofísica de Petróleo, onde exerceu a profissão por 26 anos e há 12 está aposentado, residente atualmente em Salvador, se emocionou ao lembrar da Fazenda Vargem Queimada, de onde saiu para estudar o segundo grau na cidade do Rio de Janeiro e fez graduação em geologia na universidade daquele estado e, em 1972 foi contratado pela Petrobrás na Bahia como geofísico/geólogo onde exerceu as atividades nos estados da Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. Foi chefe da geofísica terrestre do Departamento de Exploração situado Rio de Janeiro e diretor Geral da Petrobrás Internacional Yemen do Sul na Libya e fundador e presidente da Petrobrás na Bolívia. “Em 1998, mais precisamente em Junho, me aposentei após 26 anos de trabalho na Petrobrás, porém não deixei de trabalhar e assumir em 1999 a função de presidente no Brasil de uma empresa norueguesa de petróleo chamado Norse Energy e em 2008 sair para ser consultor na área de petróleo e atualmente sou diretor Geral da Frigstad Offshore Service do Brasil, empresa de operação de Plataforma de petróleo e consultor de petróleo para diversas empresas”, falou José Almeida.
Também foi homenageado Nelson Fernandes de Oliveira (ausente), que a exemplo dos demais, começou estudando em Capela com a professora Dona Didiu , 1949 a 1952 e depois de uma longa caminhada formou-se e graduou em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia e mestrados em Engenharia Industrial pela Pontifícia, Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nelson Fernandes fez doutorado em Bioestatísitca pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos e pós doutorado na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos. Ele não foi encontrado para receber o título e o presidente da Câmara de Vereadores determinou a assessoria que continuasse a procura-lo, pois é importante que saiba do reconhecimento do município pelo filho ilustre que
é.
Iêda Lobo da Silveira, foi à primeira mulher a receber a honraria. Bacharel em Ciências Domésticas pela Universidade Rural de Minas Gerais (UREMG),