• Sobre
  • Anuncie Aqui
  • Política de Privacidade
terça-feira, julho 1, 2025
Calila Noticias
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Política

Santaluz – PT confirma pré-candidatura de Zé Hamilton para prefeito

Por Redação CN
30 de abril de 2012
Santaluz – PT confirma pré-candidatura de Zé Hamilton para prefeito
267
VIRAM
FacebookTwittterWhatsapp
O Diretório do PT do município de Santaluz, localizado no território do sisal, realizou na manhã de domingo (29), no salão de festas do Sisal Clube, um encontro para oficializar a pré-candidatura do sindicalista José Hamilton da Silva a prefeito e apresentou as 12 pessoas que pretendem disputar vaga na Câmara de Vereadores, sendo que alguns deles são filiados ao PHS e ao PDT, a exemplo do vereador Miraldo Santos Sena, que irá disputar seu quarto mandato. Zé Hamilton, como é conhecido o sindicalista reside no Povoado do Mucambinho, uma área de reforma agrária e vem se destacando pela luta em prol dos agricultores familiares, dos moradores da periferia e o reconhecido empenho pela sociedade em favor dos programas sociais dos governos estadual e federal.

Em seu discurso, lembrou a aliança feita com o PMDB em 2008 e justificou o fato de estarem juntos no mesmo projeto e hoje os pmdebistas deixaram este projeto, tornando difícil manter o compromisso de 2008, “há não ser que eles queiram nos apoiar, pois o PT terá candidatura própria”, afirmou Zé Hamilton. Ele deixou bem claro que qualquer coligação é com o PT encabeçando a chapa, pois o projeto do Partido dos Trabalhadores tem melhorado a vida das pessoas e “muitas coisas não chegam ao município porque não tem um gestor comprometido com os projetos de Dilma e Wagner”.

Zé lamentou que o município de Santaluz não estivesse participando do consórcio CONSISAL e com tantas famílias sem casa própria, não foi construída até o momento uma só casa pelo programa minha casa, minha vida e considerou um crime as comunidades de Serra Branca e Várzea da Pedra ainda não serem beneficiadas com água encanada. “Queremos libertar as pessoas da indústria dos carros pipas e que elas compreendam o que são seus direitos e que os políticos tradicionais não querem resolver estes problemas para que as pessoas pensem que são favores que estão fazendo e transforme em voto. Vamos ganhar a eleição e libertar o povo”, repetiu o pré-candidato.

Zé Hamilton finalizou o discurso defendendo o governador Jaques Wagner e a forma republicana de administrar, citando o caso da patrol que o estado doou a Prefeitura. “Depois de 40 anos o município recebeu uma patrol e foi doada Prefeitura e o procedimento tinha que ser este, pois a Prefeitura é quem tem dinheiro para manter e o governador não deu ao prefeito, deu a Prefeitura para colocar a serviço do povo. Nós do PT poderemos fazer muito em parceria com os governos do estado e federal, que são do PT. Queremos apenas uma oportunidade e chegou a nossa vez de melhorar a vida das pessoas e como exemplo podemos citar os 15 grupos de produção que vem melhorando a vida do povo”, concluiu o líder petista.

Estiveram presentes na reunião representantes do PHS, PDT, PV, PSB e PT e ao ser questionado pelo CN sobre o nome para vice-prefeito, Zé Hamilton disse que estar sendo trabalhado e não quis adiantar. Ao CN insistir, ele não descartou o nome de Renato Júnior, filho do médico Renato Gonçalves, porém lembrou que muitos outros nomes e todos bons.

Um número expressivo de militantes, filiados e simpatizantes do partido e outros de partidos lotaram o auditório do Clube, dentre eles José Jivaldo Oliveira de Jesus, diretor regional da DIREC 12, que destacou a importância regional de Zé Hamilton, o primeiro líder sindical a visitar a DIREC em 2007, quando ainda era secretário administrativo e na época já levava a proposta de criação de um curso voltado para agricultura resultando na transformação Transformar do Colégio Paulo Freire em um Centro de Educação Profissional do Território do Sisal com a importante colaboração do Superintendente de Educação Profissionalizante do Estado da Bahia o Professor Antonio Almerico Biondi Lima. Segundo Jivaldo, com um prefeito determinado, a exemplo de Zé Hamilton, fica mais fácil fazer governo e isto depende da união da militância para o convencimento dos eleitores.

Miraldo lembrou da qualidade de Zé Hamilton na câmara

Vereador Miraldo Sena, foi colega na Câmara de vereadores no mandato 2001/2004, quando Zé Hamilton também era vereador e o espírito de luta do sindicalista o falava a tribuna em todas as sessões, sempre com uma reivindicação, denúncia ou apresentação de projetos.

O professor Ari Reis da Silva, diretor do Colégio José Leitão, emocionou a militância ao lembrar que o PT em Santaluz cresceu, pois já teve reunião do PT com seis pessoas e “hoje o Clube estar lotado”, falou Ari arrancando aplausos dos companheiros.

A história do partido também foi contada pela deputada estadual Fátima Nunes. Ela lembrou o trabalho realizado por Carlos Matos da Silva, “Carlito” e José Nunes do Nascimento e contou que no inicio foi difícil e lutou transformar o país, depois o estado, restando o município.  

“Passaram por aqui uma freiras, a exemplo da irmã Raimundinha, isto no tempo da ditadura e elas diziam a gente podia ter um Brasil diferente e o importante era acreditar”, falou a parlamentar

 “Não podemos tomar prejuízo na eleição em 2012, vamos agarrar esta oportunidade e falar com muita garra, das conquistas do PT, pois quem não votou em Lula e Dilma, querem tirar proveito dos resultados positivos dos nossos projetos, mais a missão é convencer as pessoas que o melhor é um prefeito que tenha o mesmo pensamento de Dilma e Wagner”, concluiu Fátima Nunes.

Para Jackson da Silva Avelino (PHS), o município deseja uma transformação, mas há necessidade de divulgação das ações do movimento social e ele é um exemplo, pois é estar concluindo o curso de técnico agrícola no Centro de Educação Profissional.

Otoniel Evangelista do Vale representou a EBDA e Domingos Magalhães Neto, a CAR. “Santaluz necessita oportunizar as iniciativas populares que os administradores não vêm, a exemplo dos artesanatos. As transformações acontecer com a união de todos”, falou Magalhães, que aproveitou do momento e convocou o povo abraçar esta causa.  

O clube lotado com representantes de todas as comunidades rurais e dos bairros, num período de estiagem, chamou atenção de José Paulo Crisóstomo, líder do movimento de cooperativismo. “Eu acredito em Zé Hamilton e ele é a esperança, pois necessitamos de um refeito do movimento popular, a exemplo de Lula que governou o Brasil e tirou muita gente da miséria e vamos fazer isto aqui em Santaluz. Muita coisa ainda não chegou aqui (Santaluz) e eu consigo fazer em outros municípios e não consigo na minha terra e Isto me angústia, pois falta um prefeito preocupado com as causas sociais e o povo espera do PT coisas melhores e estamos unidos, essa é nossa esperança” externou Zé Paulo. 

Josenildo Carneiro Amorim, mais conhecido por Shodan, representou o deputado joseildo Ramos no evento e destacou a importância de Zé Hamilton para o partido.” Quando a sociedade escolhe um representante, ela estar escolhendo um modelo de projeto e o desejo de transformação de suas vidas e que estas pessoas façam a opção pelos pequenos e que eles para sejam tratados com serem humanos. O lançamento da pré-campanha  foi feito, agora vamos botar a campanha na rua e construir a l[ Linha vermelha começando em Santa Bárbara até Nordestina”, concluiu Shodan.

O poeta Justino Nunes, em um cordel, narrou outras lutas travadas pelo sindicalista, com destaque para os cinco assentamentos do município e os três acampamentos existentes no município, aonde chegam os projetos estruturantes, o apoio que tem dedicado à agricultura familiar e disse que uma marca de Zé Hamilton è que para ele tudo tem jeito. “Quem não lembra em 1987 implantação do PETI, os diversos projetos do programa luz para todos, ás cisternas do P1MC”, narrou o poeta.

 

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Relacionadas Matérias

Polícia Federal combate mineração ilegal de ouro em Santaluz

Polícia Federal combate mineração ilegal de ouro em Santaluz

1 de julho de 2025
Morre aos 87 anos Olímpio Cardoso Filho, ex-prefeito de Uauá

Morre aos 87 anos Olímpio Cardoso Filho, ex-prefeito de Uauá

30 de junho de 2025
Próxima
PTB escolhe comissão executiva e indica nome para pré-candidato a prefeito

PTB escolhe comissão executiva e indica nome para pré-candidato a prefeito

+ LIDAS

  • Acidentes na BR-324 deixam dez mortos em cerca de 90 dias no trecho de Riachão do Jacuípe

    Acidentes na BR-324 deixam dez mortos em cerca de 90 dias no trecho de Riachão do Jacuípe

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Dois homens de 28 e 23 anos são assassinados após entrarem em suposta emboscada

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Homem é encontrado morto dentro de uma casa no centro de Coité

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Jovem esfaqueado pelo vizinho em Riachão do Jacuípe morre no Hospital Cleriston Andrade, em Feira de Santana

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Morre aos 93 anos, Zeca Batista, ex-prefeito de Itiúba. Governador gravou um vídeo com ele, um dia antes (Veja)

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0

Calila Noticias

A notícia que você ouve e lê.

Editorias

  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais
  • Bahia
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Colunas
  • Geral
  • Eventos
  • Loterias

Municípios

  • Amargosa
  • Amélia Rodrigues
  • Araci
  • Baixa Grande
  • Barrocas
  • Cansanção
  • Conceição do Coité
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Queimadas
  • Ribeira do Pombal
  • Santa Bárbara
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Capim Grosso
  • Euclides da Cunha
  • Ichu
  • Itaberaba
  • Itiuba
  • Jacobina
  • Inicial
  • Editorias
  • Municípios
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2018 Calila Notícias. Todos os Direitos Reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2020 Calilanoticias.com - A notícia que você ouve e lê.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In