
Os municípios de Capim Grosso localizado no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, Nordestina no Território do Sisal e Pintadas no Território do Jacuípe, estão completando nesta quarta-feira, 9 de maio o 27º aniversário de emancipação política e administrativa.
PINTADAS
Oficinas, mostras de vídeo e teatro, performances musicais, atividades esportivas e debates integram a décima edição da Semana Cultural de Pintadas que teve início dia 02 deste mês e segue até quarta-feira, 09, data em que se celebra o aniversário de 27 anos de emancipação política do município. Esta edição é marcada pelo encontro de várias linguagens artísticas, como dança, cinema, grafite, hip hop, percussão, além do já tradicional samba de raiz, numa forte demonstração da diversidade cultural da Bacia do Jacuípe e da Bahia.
Outro destaque da Semana Cultural deste ano é a Mostra de Cinema e Vídeo com projeção de filmes realizados por jovens do município, a exemplo de “A Tarefada”, de Vandelson Gonçalves; e “Pré-Tensão”, de Rubens França; Também foram exibidos “Desvelo”, de Clarissa Rebouças, com locações em Pintadas, e “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, com a presença do ator Israel Gouveia (Sem-Pernas). Nos últimos anos, Pintadas tem se configurado como um polo de ensino e produção audiovisual a partir do Ponto de Cultura Pensar Filmes que já capacitou 36 jovens na linguagem cinematográfica.
Município situado na região nordeste da Bahia, em 2006 sua população era estimada em 13.612 habitantes.
No princípio um local denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina, criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985. A sede foi elevada a cidade quando da criação do município.
A maior tradição no aniversário da cidade fica por conta do bolo, que a cada ano aumenta um metro de comprimento, iniciou com 1 m e nesta quarta as autoridades juntamente com a população vão cantar os parabéns e cortar 27 metros.
CAPIM GROSSO –
A cidade encontra-se posicionada numa excelente localização geográfica no cruzamento das BRs 407 e 324 que fazem a ligação entre a capital do estado da Bahia, Salvador, com a região central da Bahia e com as regiões oeste da Bahia e norte do país.
O município é banhado pela Barragem de Pedras Altas que atualmente abastece quatorze municípios e mais de uma centena de localidades. A barragem está implantada no rio Itapicuru – Mirim. O sistema principal é vinculado a nove subsistemas, que atendem os municípios de Capim Grosso.
A cidade comemora nesta quarta-feira (09) de maio, 27 anos de emancipação política. Segundo informações do setor de comunicação da prefeitura, as comemorações constarão dos seguintes eventos:
As comemorações tiveram inicio nesta terça-feira (08), com a Super Gincana, envolvendo as escolas do município, logo após o concurso Garota 09 de Maio.
Quarta-feira (09), a festa tem sequência com o hasteamento das Bandeira às 07h30 na Praça 09 de Maio; às 08h Missa; 09h início dos Jogos Olímpicos da Super Gincana; às 10h Largada da 27ª Meia Maratona Otaviano Ferreira do Santos.
De acordo com a programação, a festa de aniversário contará ainda com a entrega de veículos, os quais passarão a compor a frota da prefeitura, inauguração da Academia da 3ª idade e o Show da Virada, assim descreve o setor de comunicação da prefeitura.
Todas as atividades terão como ponto de partida a Praça 09 de Maio, a conhecida Praça da Prefeitura.
Por: Arnaldo Silva




