Riachão em Ação – Distrito de Chapada

Programa “Riachão em Açaõ” atendeu população de Chapada

Localizado a 17 km da sede de Riachão do Jacuípe, o Distrito de Chapada viveu dia 08/04, um dia atípico com a realização de mais uma edção do programa Riachão em Ação, organizado pela Prefeitura Municipal que mobilizou toda sua estrutura, desde os serviços sociais e de atendimento ao cidadão, á secretaria de Obras, com todas as máquinas e pessoas, que cuidaram de efetuar a reposição de lâmpadas, encascalhamento das ruas e, iniciou a reforma do estádio municipal. Após 70 anos da sua fundação, esta foi a primeira vez que o Distrito de Chapada recebeu de uma só vez, toda equipe do governo municipal e a idéia da gestão municipal é os serviços da Prefeitura esteja cada vez mais perto do povo. O programa “Riachão em Ação” deverá a cada 45 dias ser realizado em uma comunidade intercalada entre um bairro da sede e uma comunidade rural. A próxima edição do programa “Riachão em Ação” deverá acontecer no Bairro da Bela Vista. Os bairros do Alto do Cruzeiro e Santa Mônica, já foram beneficiados.

Esta equipe coletou sangue e realizou exames diversos

O evento atendeu aproximadamente 500 pessoas com corte de cabelo, manicure, assessoria jurídica com dois advogados prestando orientações sobre questões previdenciárias e assuntos diversos que eram questionados pelos moradores, escovação dental com aplicação de flúor, teste de glicemia e aferição de pressão, exames laboratoriais e marcação de exames. Um grupo de agentes de saúde também fez um movimento de combate ao dengue. Participaram do evento mais de 200 funcionários da Prefeitura e profissionais de programas da Secretaria de Ação Social, dentre eles, Bolsa Família e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Um dos serviços mais procurado foi o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, chamado de CadÚnico, que funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda e utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal.

 

Com este trabalho, a Prefeitura facilitou a vida das pessoas que tinham dificuldades de deslocamento até a sede, inclusive evitando despesas com passagem e alimentação e a procura pelos serviços surpreendeu os organizadores. Outro stand bastante movimentado foi o Posto de Atendimento aos Trabalhadores (PAT), onde estavam sendo estavam sendo retirados documentos, a exemplo de carteira de identidade, de trabalho e reservista. Atividade na escola – Além dos stands montados em frente à Igreja de Santa Terezinha, na praça principal do Distrito, uma um bebeoteca, com livros infantis e foram atendidas as crianças de 02 a 04 anos e foi montado um cinema para as crianças acima de 07 anos na escola Castro Alves. Dentre os filmes exibidos, o destaque foi “Caipora”, gravado na região em 1963, onde os figurantes eram moradores da comunidade. “O Caipora” traz o ator Gusmão em sua primeira interpretação no cinema, na pele de um capataz. Reforma do estádio e encascalhamento das ruas – A secretaria de obras montou sua equipe de trabalho na região desde segunda-feira (03).

Todas as estradas vicinais ligando as comunidades do Beira Rio, Mocambo, Lagedinho, Quixabeira, Pau Branco, Pedra do Rumo e Sítio Novo, principais comunidades rurais do Distritos, serão recuperadas. As ruas que não são beneficiadas com calçamentos a paralelo, receberam cascalho e foram patrolhadas.

Foi realizado um mutirão de limpezas, capinas dos matos na periferia, limpeza da rede de esgotos e as lâmpadas que estavam queimadas e os reatores com defeitos, foram substituídas