VIII Encontro Amigos de Santaluz

Com a participação de aproximadamente mil pessoas, entre amigos e pessoas naturais do município de Santaluz, aconteceu na noite de sábado (10), a 8ª edição do encontro de amigos luzenses, promovido pela a Associação Amigos de Santaluz (AADS). O evento aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, na Avenida Octávio Mangabeira, em Salvador e segundo o bancário aposentado e presidente da entidade, Geraldo Lopes, superou as expectativas dos organizadores em termo de público e animação, além de confirmar a grandeza dos encontros entre as pessoas que há muito tempo não se viam, ou seja, na opinião da coordenação, foram momentos de alegria e reencontro de familiares, amigos e convidados na noite de sábado.

Márcio, Geraldo, Reinaldo e José Ailton

Ao falar sobre a Associação dos Amigos de Santaluz, Lopes explicou que a entidade é composta por 30 pessoas e que se reúnem uma vez por mês nas residências dos sócios e na pauta a organização da próxima edição do encontro, que eles consideram o evento anual mais esperado pelos luzenses, principalmente aqueles que residem em Salvador e que levam muito tempo sem ir ao município que fica há 260 km da capital do estado.

De acordo Reinaldo Moreira Lima, diretor financeiro da AADS, o encontro amigos de Santaluz foi idealizado por filhos de Santaluz que residem em Salvador, e traz como finalidade principal a confraternização, a integração, e o reencontro com pessoas amigas que não se encontravam há muito tempo “e como a festa não tem custo para os participantes, a não ser a bebida e a comida consumida por cada um individualmente, foi ai que através de consenso dos membros da associação, surgiu à ideia de cobrarmos como entrada 2 kg de alimentos não perecíveis que são transformados em cestas básicas e distribuídas através da Igreja Católica, Centro Espirita, APAE etc. nas comunidades carentes de Santaluz. Aliado aos alimentos também conseguimos doações de colchões através da Ortobom, roupas, calçados, e brinquedos que também distribuimos entre aqueles menos favorecidos”. explicou Reinaldo Lima um dos fundadores e membro da atual diretoria.

Ao falar na abertura do evento, Lima disse que era gratificante participar da organização, principalmente porque o povo sempre atendia ao chamamento, numa demonstração de muito carinho. “Sabemos que o custo do evento é muito alto, porém compensador, pois se trata de um momento realmente especial para todos nós”, concluiu  Lima.

Uma caminhonete foi estacionada na frente ao salão de festa da AABB e as pessoas iam chegando de forma espontânea e colocava os alimentos. O gesto, mesmo não sendo condição para participar do evento, deixou Reinaldo feliz, pois muitas famílias que estão no interior serão beneficiadas e muitas delas não sabem se quer da realização do evento. Reinaldo fez questão de pousar ao lado do veículo com alguns amigos.

A programação contou com a Banda Ases Musical, que iniciou com repertório de seresta, abrindo um espaço para o aposentado Gerson Barbosa entoar o hino em louvor a Santa Luzia, padroeira do município. Gerson contou ao CN que tem 70 anos de idade e desde a adolescência que faz parte do coral da paróquia. Enquanto Barbosa se apresentava, o povo acompanhava com todo fervor e devoção conforme fazem na festa de 13 de dezembro. Também participou do evento o DJ Rafik.

O prefeito eleito do município Zenon Nunes da Silva Filho (PSD), conhecido por Zezoninho e o vice-prefeito Roudillys Rios do Nascimento compareceram ao evento e pousaram para sessões de fotos, em especial com as pessoas que foram ao município no dia da eleição e não tinham encontrado com eles após o pleito, aproveitando o momento para parabenizá-lo.  Para Zezonzinho, este encontro é de muita importância, pois contribuiu para fortalecer os laços de amizade, principalmente entre aquelas pessoas que demoram de se encontrar e isto, segundo o prefeito eleito, é visto na alegria no momento do encontro e no tempo que levam conversando para colocar os assuntos em dias.

O cantor Frank, da dupla sertaneja, Frank e Alex marcou presença e posou para foto ao lado de Zenon. O empresário Márcio Oliveira da CLN também  fez questão de marcar a presença juntamente com toda família. “Tenho este encontro como compromisso anual e reservo sempre a data para alegra meu espírito ao encontrar com meus conterrâneos, ex-colegas de escolas,  que brinquei quando criança e ao longo do tempo a vida foi tomando rumo diferente e neste dia a gente se encontra e coloca sempre o papo em dia”, falou Marcinho, como é conhecido.

Veja outras fotos do 8ª encontro dos amigos de Santaluz e as imagens do pronunciamento de Reinaldo Lima, que falou em nome da comissão e do momento que empolgou ao presente, ou seja, Gerson Barbosa entoando o hino em louvor a Santa Luzia.

 VEJA O ÁLBUM DE FOTOS