geral

terça-feira, 07 de agosto de 2018 23:22

Diplomas supostamente comprados deu o que falar em Coité, Serrinha e Senhor do Bonfim

A grande repercussão aconteceu após uma reportagem do Fantástico do último domingo.

Instituto Tiradentes em cerimônia de entrega.

O assunto mais badalado nos últimos dias em Coité, Serrinha e Senhor do Bonfim, onde os moradores não deixaram passar em branco com criticas e gozações depois de assistirem a uma reportagem do Fantástico que acusa dois institutos, a UBD em Recife e Tiradentes de Minas Gerais de entregarem diplomas e medalhas a prefeitos, vereadores e secretários como destaque.

A reportagem trouxe à tona uma realidade que vem acontecendo há quase duas décadas, pelo menos é o que fala um dos organizadores de um instituto que já premia políticos há cerca de 18 anos.Um repórter do Rio Grande do Sul conseguiu comprar uma medalha de “Melhor Prefeito do Brasil” para um jumento, provando a falta de critério e de seriedade de muitas instituições, neste caso a UBD de Recife.

Coordenação não teve o cuidado de averiguar para quem estava sendo comprado o diploma.

O repórter se apresenta como assessor de prefeituras gaúchas. Em pouco tempo, fecha a compra da premiação do “prefeito Precioso” por R$ 1.480. Na véspera do evento da UBD em Recife, a reportagem entrega o dinheiro ao dono da empresa, Fernando Vieira da Cunha, e recebe a medalha e o diploma.

O Precioso é um “gestor nota 10”, classificado na pesquisa nacional de utilidade pública entre os “100 melhores prefeitos do Brasil”,

Secretária Perpétua se diz enganada, mesmo tendo feito um levantamento do nível do evento

A reportagem de imediato despertou os críticos e logo começaram as publicações de fotos em redes sociais, como foi o caso da secretária de Educação, Cultura, Esporte Perpétua Sampaio que no ano passado recebeu o prêmio destaque como secretária das mãos de Fernando Vieira da Cunha, o mesmo que concedeu o diploma a ”Precioso’ e o mesmo que aparece na imagem recebendo o dinheiro da compra do diploma.

A Prefeitura de Conceição do Coité através de sua assessoria emitiu uma nota afirmando que nunca pagou por qualquer premiação para o município. Tanto que o chefe do Executivo municipal nunca participou de qualquer evento desse tipo, mesmo tendo sido convidado. “Coité ocupa a 1º lugar no ranking do Ministério Público Federal (MPF) no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, justamente por não ter o que esconder. O que aconteceu em relação à União Brasileira de Divulgação é que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, foi vítima de um golpe. Em 2017, a secretária de Educação, Perpétua Sampaio, recebeu um convite da empresa para o município receber uma premiação em função dos avanços alcançados no setor em quatro anos. Entre esses avanços, destaque para a melhora na nota do Ideb, diminuição da evasão escolar e investimentos em infraestrutura das unidades de ensino, que de fato foram concretizados em quatro anos”, afirma a nota.

Ainda de acordo com a ASCOM municipal, a Secretaria checou todas as informações da empresa, incluindo CNPJ, verificando que era legal. Além disso, ligou para o hotel onde aconteceria o evento, em Recife (PE), tendo a confirmação de que outras premiações já haviam sido realizadas. Por isso, aceitou participar do evento, com o pagamento de uma taxa de R$ 800 correspondente, segundo informou a empresa, à inscrição e à hospedagem no hotel. “Eu fui de boa-fé. Em nenhum momento achei ou fui informada que estávamos pagando para receber o prêmio, o que nunca iríamos aceitar. Dizer que compramos um título chega a ser criminoso”, disse a secretária.

Adriano estava iniciando seu governo e de cara já foi convidado pra receber o diploma

O prefeito de Serrinha Adriano Lima (MDB) também aparece segurando a ‘honraria’. A foto do gestor exibindo o diploma foi publicada no site oficial da Prefeitura onde ele fala com satisfação do prêmio. “Tudo isso é resultado de nosso trabalho na transparência na aplicação do dinheiro público, boas práticas administrativas na gestão de políticas de saúde, educação, merenda escolar, reabertura de creches,  aumento do número de alunos nas escolas.”

Na tentativa de talvez dar grandeza e passar credibilidade do instituto, a matéria diz que a UBD – União Brasileira de Divulgação foi fundada, em 10/05/2001, com a finalidade de divulgar, através de pesquisas interativas de Gestão Pública, destacando as melhores administrações municipais do Brasil, nas esferas de educação, serviços sociais, infraestrutura, saúde e outros serviços prestados junto à população.

O CN não conseguiu o contato com o prefeito Adriano para saber o que ele tem a dizer após a repercussão negativa.

Rê do Sindicato recebendo a honraria do Instituto Tiradentes

O assunto também foi debatido no Blog do Netto Maravilha de Senhor de Bonfim, dando conta que o vereador e presidente da Câmara Rê do Sindicato recebeu o prêmio do Instituto Tiradentes em junho do ano passado.

A Prefeitura divulgou uma nota afirmando que recebeu o convite para entrega do diploma ao prefeito e secretários, porém recusaram. O vereador Laércio Junior também se recusou a receber e na ocasião fez criticas aos bons resultados divulgados pelo instituto Tiradentes em favor do gestor, que ele afirma que tem deixado a desejar.

No site da UBD consta que diversos outros municípios baianos estão “classificados adotando-se os critérios: qualidade total nos serviços do governo municipal“.

Veja a lista abaixo:

Estado da Bahia

Salvador
Feira de Santana
Juazeiro
Vitória da Conquista
Itabuna
Itaberaba
Pedro Alexandre
Urandi
Una
Entre Rios
Teixeira de Freitas
Catu
São Francisco do Conde
Guajeru
Ribeira do Pombal
Serrinha
Ilhéus
Tabocas do Brejo Velho
Brumado
Ipiaú
Serra do Ramalho
Salinas da Margarida
Sátiro Dias
Irecê
Fátima
Adustina
Elísio Medrado
Laje
Ibirapitanga
Brejolândia
Maragogipe
Santaluz
Rio das Contas
Presidente Dutra
Santanópolis
Santana
Wenceslau Guimarães
Paulo Afonso
Livramento de Nossa Senhora
Ipirá
Canudos
Ibititá
Itamaraju
Guanambi
Bom Jesus da Lapa
Conceição do Coité
Xique-Xique
Santana
Jandaíra
Morro do Chapéu
Casa Nova
Maracás
Mulungu do Morro
Itacaré
Candeias
Ituberá
Mucuri
Santa Luzia

Fonte G1

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.