Nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, o município de Canudos comemora seus 28 anos de emancipação política. Canudos é uma lição de coragem, fé e beleza, numa terra onde a aridez reina imperiosa.
Origem– A primeira Canudos surgiu como uma pequena aldeia nos arredores da Fazenda Canudos (século XVIII). Já a segunda Canudos surgiu por volta de 1910, sobre as ruínas de Belo Monte. Seus primeiros habitantes eram sobreviventes da guerra (Leia aqui). Depois de uma visita do presidente Getúlio Vargas, em 1940, decidiu-se construir um açude no local.
Em 1950, com o início das obras da barragem que inundaria o vilarejo, os habitantes começaram a ir embora. Muitos se mudaram para Cocorobó. Com o fim das obras, a segunda Canudos desapareceu sob as águas do açude de Cocorobó em 1969. O vilarejo de Cocorobó tornou-se município em 1985 e, apesar de ficar a 20 km do local original, foi rebatizada de Canudos, tornando-se assim a terceira (e atual) cidade com este nome. Além de conhecer o Parque Estadual de Canudos, o qual guarda toda a história da Guerra de Canudos, o visitante também deve conferir o Jorrinho, uma área de lazer muito interessante.
Fonte: UPB