Representantes dos distritos de Juazeirinho, Aroeira, Bandiaçú, Salgadália, São João e dos povoados Vila Carneiro, mais conhecido como Goiabeira, Boa Vista e Almas, além da representação do Bairro Terra Nova, realizaram na manhã de sábado (02), a primeira reunião com a presença do secretário de Comunicação e Relações Institucionais, Valdemí de Assis, para discutir a elaboração do projeto de incentivo ao turismo rural, geração de emprego e renda no período junino, intitulado “Roteiro do Forró”, como o tema descrito por Euclides da Cunha no livro Os Sertões: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”.
Valdemi de Assis falou que a elaboração deste projeto foi uma determinação do prefeito Francisco de Assis (PT), por entender que o São João é um tradicional festejo católico comemorado no mês de junho, em homenagem aos santos Antônio, João e Pedro, principalmente, São João, sendo um das festas mais tradicionais do Nordeste. “O estado da Bahia tem esta comemoração Junina enraizada na sua história, fazendo com que este se integre à identidade cultural de cada município que o realiza, tendo como exemplo as comunidades rurais do município de Conceição do Coité, que adotou a festa de São João como um momento de encontro e congraçamento”, falou Valdemí de Assis.
“Neste período, todas as pessoas naturais de Coité e que moram em outros municípios, retornam para rever seus familiares e conterrâneos, enquanto os visitantes de várias regiões vêm participar dos festejos, conhecendo as demais culturas da região e usufruir dos serviços que o município oferece”, justificou o secretário de Relações Institucionais.
Ele lembrou também que o São João das comunidades rurais de Coité é um momento de alegria, partilha e convivência fraterna, onde prevalece o clima de paz, harmonia e animação, vivenciado por todas as classes, idades, raças, e diversas etnias que se reúnem para comemorarem juntas. “Estamos estudando o assunto, preparando o projeto, vamos buscar parceiros e pretendemos começar no dia 15 de junho na comunidade Boa Vista e estender o roteiro até o dia 07 de julho com um grande evento no parque de exposição”,explicou o secretário.
Para Ailton Vizek, responsável pela organização das atividades no Bairro de Terra Nova, o São João é um marco referencial do município, devido à importância dos festejos juninos para a valorização da cultura e das tradições, tornando-se praticamente o portal de entrada para os visitantes que mergulham nessa diversidade cultural e compartilham suas acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. “Além disso, os festejos favorecem economicamente em nível nacional, uma vez que permitem um grande fluxo de recursos aumentando a renda das empresas, assim como da população. Pousadas, comércio, restaurantes e bares aumentam os lucros e geram empregos, as empresas de transporte faturam, devido a grande procura de passagens, aumenta a divulgação nos meios de comunicação, e há um considerável aumento de impostos municipais e estaduais, assim como as contribuições federais”, externou Visek, que também é cantor de forró e, segundo ele, apaixonado pela cultura nordestina.
No cronograma de elaboração do projeto, a reunião de sábado foi o primeiro passo. Os líderes das comunidades vão discutir o assunto nas suas bases e até o dia 15 de fevereiro vão elaborar os sob projetos que depois vão integrar um grande projeto municipal para iniciar a busca de parceiros.
A comissão quer saber sua opinião sobre este projeto. Comente a matéria utilizando e-mail verdadeiro para facilitar o envio.
Da redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e Dudu Fotos