Após ofício encaminhado à Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, por meio da Associação Revolution Reggae e intermediado pela prefeitura de Conceição do Coité, às famílias afetadas pela mortandade de peixes da comunidade do Açude Itarandi, começaram a receber cestas básicas. Os alimentos já estão sendo distribuídos desde a manhã de sábado 16, e beneficiará mais de 80 famílias da localidade com feijão, arroz, farinha de mandioca, açúcar macarrão, óleo, leite em pó integral e flocos de milho. São 3.960 quilos de alimentos com investimento na ordem de R$ 10 mil.
Alex Lopes, vice-prefeito e secretário de Saúde de Coité, esteve na comunidade acompanhado a entrega dos alimentos e disse que não medirá esforços para conseguir mais projetos que venham a beneficiar os moradores atingidos pela poluição do açude e pela catástrofe da mortandade de peixes ocorrido no mês de janeiro deste ano.
Além desta ação os moradores do Açude Itarandi já foram contemplados com 840 litros de leite de vaca e 840 litros de suco de laranja também doados pela CONAB e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia – SEDES e mais de 200 litros de leite de cabra do Fome Zero.
Outra intervenção da prefeitura de Coité, visando ajudar a comunidade, foi conseguir inserir cerca de 60 famílias da localidade no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, o qual já forneceu cerca de 150 kg de produtos como beiju, polpa de frutas e goma de tapioca.
Por Gilcimar Pereira