Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), apontou o Brasil no 108° lugar em aprovação da saúde, entre 126 nações pelo mundo, o país perdeu para Afeganistão e Serra Leoa.
O relatório foi divulgado na última quinta – feira (14), no Brasil 44% dos entrevistados se disseram satisfeitos com a saúde enquanto a media na população da América Latina ficou em 57%.
Os entrevistados responderam a perguntas como: “Em seu país, você confia nos hospitais e no sistema de saúde oferecido?” o índice de aprovação brasileiro também é menor do que a média mundial que é de 61%.
O único país da América Latina que obteve o índice de satisfação menor que do Brasil foi o Haiti (35%) os demais países tiveram índices como: Uruguai (77% de aprovação), Venezuela (75%), México (69%) e Bolívia (59%)
O Brasil perdeu em satisfação com a saúde também para países como Afeganistão (46% de aprovação), Serra Leoa (46%), Camarões (54%) e Senegal (57%). O país que obteve maior destaque no ranking foi Luxemburgo, país europeu em que 90% da população aprovou os serviços de saúde.
O relatório ainda aponta que “Um serviço de saúde ruim, especialmente ao atender o chefe da família, é uma das grandes causas da pobreza, pois compromete a fonte de renda familiar e gera gastos com atendimento particular” o que segundo a ONU seria uma das principais causas do empobrecimento em vários países.
O Brasil teve um bom desempenho no que diz respeito às campanhas de vacinação, obtendo o resultado de 99% de crianças vacinadas contra rubéola em 2010.
Por: Tatiana Pereira