Com uma diversidade de apresentações culturais, o CETEP Bacia do Jacuípe II encerrou na noite desta quinta-feira (29) a sua III Semana dos Cursos Técnicos, iniciada na segunda-feira (26).
Do Maculelê à Capoeira, dramatização, dança, e a participação dos artistas Clécio Santana e Raphael Rios com sua apresentação mais recente, “Em verso e prosa” o público da III Semana deu muitas gargalhadas espantando o cansaço de uma semana de atividades, porém; “prazerosa e de muito aprendizado”, comentou a aluna do curso Técnico em Agroecologia, Maria Joseita Guimarães.
Além do desfecho cultural, a quinta- feira contou com as seguintes palestras: “Cooperação: uma estratégia competitiva na estrutura organizacional com o vice prefeito e advogado Dr Francisco Carneiro Filho e “Saúde e Cidadania para toda a família” com a enfermeira e mestre em Saúde Coletiva, Núbia Leite.
Durante os dias de atividades a III Semana trouxe: mostras, e rol de perguntas antecedidas por palestras, além de oficinas. Fotografias: Múltiplos Olhares, Produção de Vídeos, Economia Solidária e o Desenvolvimento de Valores na Cultura do Trabalho ou Planejamento como ferramenta de transformação de vida, foram algumas das muitas oficinas ofertadas.
“Mais do que pensar o planejamento na área profissional é interessante aplicá-lo na vida como um todo, pois se nós não planejarmos nosso futuro, outros vão acabar planejando por nós, ou contra nós, explica Adriana Silva, mestra em Administração, fazendo um balanço da oficina que ministrou.
Abertura da III Semana
Com o tema Educação Tecnológica como instrumento de desenvolvimento do Território de Identidade foi iniciada a III Semana dos Cursos Técnicos. A palestrante da noite foi a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento de Educação Profissional Territorial, Mônica Gomes que manteve a atenção de mais de 200 jovens presentes no pátio do Centro. Além deles, professores, coordenadores, e todo o corpo diretor do CETEP, atenciosos sinalizavam satisfação com o tema muito bem apresentado.
Mônica falou da educação como instrumento de desenvolvimento para o Território; “A educação tem um papel preponderante, não existe um pensar educação sem pensar o desenvolvimento, o pensar precisa ser global, porém precisamos agir de forma local”, disse.
Dever Cumprido
Para a professora e gestora do CETEP, Maria do Rosário, a III Semana chegou ao fim com proposta e objetivos cumpridos. “Todas as nossas expectativas foram correspondidas, estamos muito agradecidos por todo o trabalho realizado pela equipe gestora, professores, alunos, e à toda comunidade que abraçou a nossa III Semana, agradeço de coração”.
Rosário destacou ainda a participação e colaboração do CESOL (Centro Público de Economia Solidária do Território Bacia do Jacuípe) da Técnica em Educação do NRE 15 Aldimira Souza e dos demais palestrantes, oficineiros e colaborações importantes para a realização da III Semana.
Por Laura Ferreira