O prefeito Francisco de Assis (PT) ao lado do deputado estadual Alex Lopes (PMDB) conhecido Alex da Piatã, vereadores da base aliada, secretários e demais lideranças, entregou na noite de segunda-feira, 12, Dia das Crianças, a nova Praça Dr José Gonçalves, conhecida por Praça da Babilônia.
O espaço que sempre foi considerado um dos principais cartões postais da cidade, situado em local bastante movimentando, em frente aos bancos do Brasil e Nordeste, Centro Cultural, Correios, sendo a principal ligação do centro da cidade a Prefeitura Municipal, Câmara, Estádio de futebol, com a reformada ganhou espaço de convivência, parque infantil, salão de exposições, nova vegetação e retratando a história do Município com ricos mosaicos.
Grandes nomes como o primeiro prefeito João Paulo Fragoso, o também ex-prefeito Wercelêncio Calixto da Mota e o professor Sizenando Ferreira de Souza,tiveram suas imagens colocadas no piso da Praça.
A obra foi realizada com recursos do Ministério do Turismo com interveniência da Caixa Econômica Federal – GIGOV/FS e da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. O convênio de aproximadamente R$ 500 mil, parte dele, ainda será destinada a revitalização da Praça 8 de Dezembro (Praça da Matriz).
A reforma teve um atraso na entrega que foi motivo de muita critica, mas no ato de entrega o que se viu foi satisfação pela obra.
Discursos com tom de pré campanha diante de grande multidão
Conforme foi dito anteriormente, o atraso foi motivo de muita critica, para os governistas “intriga da oposição” que constantemente publicava nas redes sociais a obra em ritmo lento, mas ontem no ato de inauguração todos que discursaram não deixaram de ‘alfinetar’ os críticos.
O deputado Alex da Piatã fez questão de lembrar que aquela obra teve como principal responsável o ex-secretário nacional de Turismo o valentense Fábio Mota, atualmente na secretaria de Urbanismo de Salvador. Alex elogiou o comprometimento com aquela equipe de governo que segundo ele tem feito muito pelo município de forma transparente e que o povo de Coite já percebe a grande diferença a partir do Governo Assis.” Coité tem duas histórias, antes de 2013 e depois de 2013. Ao assumir a prefeitura Assis mudou a realidade quando passou a se preocupar e cuidar das pessoas que não sofrem mais com marcação de consultas nas madrugadas, seus filhos agora nascem em Coité, num hospital que eles (oposição) fecharam. Enfim, além da saúde todos os setores mudaram para melhor”, concluiu o parlamentar.
O prefeito Assis por sua vez aproveitou o momento com a praça completamente lotada e fez o que costuma fazer no seu Programa ” Encontro com o Prefeito” que realiza periodicamente no Centro Cultural para prestar contas do seu governo.O gestor iniciou falando da Praça, da sua nova arquitetura, dos investimentos, dos homenageados, e do que representa para a sociedade coiteense, agradeceu a Fábio Mota por destinar os recursos, em seguida assinou ordem de serviço para novas obras, inclusive a restauração da Praça da Matriz.
Assis falou da importância da Praça, mas não escondeu que a maior virtude do seu governo “é cuidar de gente”. Segundo o chefe do executivo, a Prefeitura aplica todo mês em trabalho social, educação e esporte o valor equivalente ao que foi gasto na Praça. Falou do investimento na seleção de Coité classificada para a próxima fase do Intermunicipal, mas garantiu que no passado se investia em seleção e parabenizou pelas quatro conquistas, mas alfinetou quando disse que em seu governo o esporte não é só o futebol da seleção, ” a gente repassa verba para o esporte de quadra, para o judô e o karatê, para escolinhas de futebol, enfim, a prefeitura tem apoiado todas modalidades”, afirmou.
O prefeito lembrou que vem sendo criticado constantemente numa emissora de rádio por aqueles que segundo ele nunca se conformaram com a derrota depois de governarem Coité por 40 anos.” Vocês precisam entender que vencemos as eleições e até 31 de dezembro de 2016 essa equipe que aqui está é que vai governar. Se quiserem voltar se organizem, mas vão precisar mostrar que fizeram mais que a gente, e nos estamos prontos, se a população entender que devemos continuar vamos ficar por muitos e muitos anos”. Finalizou.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas