O deputado estadual Alex Lima (PTN) enviou ofício ao governador Rui Costa (PT) solicitando uma visita ao município do Conde para acompanhar os estragos provocados pela enchente do rio Itapicuru. Desde que as águas invadiram o município, mais de 500 famílias ficaram desalojadas, necessitando de água, alimentos e colchões.
“Felizmente, o nível do rio baixou, mas o Conde ainda está em uma situação crítica. Peço a sensibilidade do governador para que ele visite o município e nos ajude a ultrapassar essa dificuldade”, disse o parlamentar.
Representante do Litoral Norte na Assembleia Legislativa, Alex Lima tem pedido apoio aos órgãos estaduais para reconstrução do município. Além de mobilização com a Embasa a a Defesa Civil, durante reunião com o secretário de Recursos Hídricos, Cássio Peixoto, o deputado pediu a normalização do sistema de abastecimento de água no Conde. Para resolver o problema da falta de alimentação e aumentar o número de cestas básicas distribuídas, o parlamentar tem buscado apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “Temos que unir forças neste momento difícil e trabalhar pela reconstrução do Conde para que o município ‘volte a sorrir’”, disse.
Atualmente, a contaminação através da água é um das principais preocupações de Alex Lima e da prefeita Marly Madeirol. De acordo com o secretário municipal de saúde do Conde, Carlos Henrique, “o contato ou a ingestão de água contaminada pode causar doenças como a cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite tipo A, giardíase, amebíase, verminoses e leptospirose”.
Campanha
Para amenizar o sofrimento da população, o deputado organizou a campanha “Conde conta com você” para arrecadar alimentos e água para os moradores do município.Quem quiser contribuir com a campanha, pode enviar água, alimentos, roupas e colchões para a secretaria de Serviço Social do Conde, situada na rua Pedro Francisco de Castro, Centro, S/N ou entrar em contato através do número (75) 9 98084013. Quem estiver em Salvador e não puder enviar a doação, pode ligar para a coleta móvel (71) 9 9703.2019 ou (71) 99901 1003.