Muito usado pelos brasileiros, o WhatsApp anunciou o fim do funcionamento no BlackBerry e em outros sistemas operacionais. A mudança foi informada no blog do aplicativo na última sexta-feira (26).
Os sistemas que deixarão de rodar o WhatsApp são o BlackBerry, versões antigas do Android (2.1 e 2.2), da Nokia (S40 e Symbian S60) e Windows Phone 7.1. De acordo com a empresa, o encerramento tem a ver com a mudança na maneira com que as pessoas usam o celular, desde 2009, quando o aplicativo surgiu.
“Cerca de 70% dos smartphones vendidos na época, possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela BlackBerry e Nokia. Os sistemas operacionais móveis oferecidos pela Google, Apple e Microsoft — o que totaliza hoje em torno de 99,5% das vendas atuais — estavam dentro de menos de 25% dos aparelhos celulares vendidos naquela época”, informou o WhatsApp.
A companhia informou que os sistemas não possuem mais capacidade para sustentar as melhorias que devem chegar ao aplicativo. Lançado em 2013, o BlackBerry 10 é a surpresa na lista, uma vez que foi a aposta do BlackBerry para retornar ao destaque no mundo dos smartphones.
Assim, terá suporte para o WhatsApp apenas o Android 2.3 ou versões mais recentes, iOS e Windows Phone 8.1 ou superior. A mudança deve ocorrer “até o final de 2016”.
Correio24H