A chuva não deu trégua para Ceará e Vitória na noite desta quinta-feira (12), na Arena Castelão, pelo duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Apesar disso, o Vovô conseguiu impor superioridade e garantiu a vitória por 1 a 0 com gol de Rafael Sobis. Debaixo de muita água, as duas equipes tiveram dificuldade para criar oportunidades e fizeram um jogo com muitas “lambanças” devido às inúmeras poças no gramado. O Leão, acuado na defesa, até tentou empatar, mas esbarrou em Samuel Xavier, que salvou chute de Vico em cima da linha e assegurou o triunfo alvinegro.
Primeiro tempo
Com um campo encharcado pelas fortes chuvas que caíram na capital cearense, as duas equipes apostaram em lançamentos longos no início da partida para evitar desgaste. O Vovô assumiu o controle do jogo e foi empilhando chances de gol, principalmente com Rafael Sobis e Fernando Sobral pelas pontas. O Vitória ficou acuado no campo de defesa e buscou investir em contra-ataques, mas esbarrou no campo encharcado. No fim, em cobrança de falta de Vinícius, Sobis cabeceou, contou com desvio do zagueiro do time baiano e abriu o placar para o Alvinegro. O gol foi o quinto do camisa 11 no Ceará, artilheiro da equipe no ano.
Segundo Tempo
Atrás no placar, o Vitória voltou para a etapa final em busca do empate, e encontrou um Ceará disposto a ampliar o marcador. A disposição das equipes, porém, ficou em segundo plano. A chuva apertou na capital cearense, e o gramado da Arena Castelão ficou completamente encharcado. A melhor chance do segundo tempo saiu após cobrança de escanteio, em que Vico manda a bola no gol e Samuel Xavier evitou o empate do Leão em cima da linha. O Vovô ainda ficou com um a mais nos minutos finais após João Victor ser expulso. No resultado final, 1 a 0 e vantagem do empate para o Vovô no jogo da volta
Como fica?
A vitória do Ceará por 1 a 0 deixa o time podendo empatar o jogo de volta para poder avançar de fase na Copa do Brasil. O Vitória, por sua vez, precisa vencer o Vovô por no mínimo dois gols de diferença para conseguir se classificar para a quarta fase. Qualquer triunfo do Leão baiano por um gol de diferença (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3, por exemplo) leva a decisão para a disputa de pênaltis. A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira (18), às 19h15, no Barradão.
CN | Globo Esporte