A disputa pela Prefeitura de municípios de pequeno e médio porte muitas vezes ocorre entre ex-aliados, quando políticos de um mesmo grupo rompem as relações e passam a serem opositores. Barrocas é exemplo disso, o atual prefeito José Jailson de Lima Ferreira (Jai) que foi secretário de Finanças no Governo Edilson Lima (seu irmão) entre 2001 e 2008 e assumiu a assessoria especial do prefeito Almir de Maciel em 2009, mas rompeu, assim fez Edilson, ambos passaram a fazer oposição ao Governo Almir.
Em 2012 ocorreu o duelo entre Almir x Edilson, Almir que tinha escolhido o principal opositor do Grupo Barrocas Livre para seu vice (Tita de Roque) saiu vencedor.
Em 2016 Edilson resolveu apoiar Jai para encarar Tita apoiado por Almir e Jai venceu o pleito e pasmem! Edilson não se entendeu com o irmão prefeito este ano está apoiando Almir. Edilson indicou a esposa Sussu para concorrer ao cargo de vice-prefeita.
Portanto, a disputa está mais uma vez polarizada com candidatos do Grupo Barrocas Livre fundado por Edilson em 2000 quando aconteceu a primeira eleição, porém é o nome da Coligação de Jai. A Coligação de apoio a chapa Almir e Sussu é “Barrocas de Volta para o Povo”.
Jai foi eleito em 2016 pelo MDB com Dida na vice e manteve a chapa e este ano irá concorrer pelo PSD. Almir foi eleito e reeleito (2008-2012) pelo PR agora concorre pelo PT.
No Estado da Bahia os municípios caçulas são Luiz Eduardo Magalhães e Barrocas com apenas 20 anos de emancipado. Estão indo para a sexta eleição municipal. Em Barrocas Jai vai tentar igualar a quantidade de mandato de Edilson e Almir.
É a primeira eleição que o principal grupo de oposição ao Barrocas Livre não tem candidato a prefeito ou vice. Outro fato que chamou a atenção foi a presença de Tita de Roque em eventos de Jai, não temos informações se o principal rival de 2016 se uniu a Jai neste ano.