Depois de muita expectativa por parte da população coiteense para assistir as propostas dos candidatos a prefeito de Conceição do Coité através de debate, finalmente aconteceu na noite desta segunda-feira, 09, faltando seis dias para as eleições que vão eleger prefeito, vice e 15 vereadores no próximo domingo, 15. O debate foi organizado pelo consórcio de imprensa local formado pela Rádio Vitória FM, Rádio Sisal AM, Tá na Rua e Estúdio8 TV responsável pela geração do debate e teve como mediador Hugo Ribeiro.
O debate foi amplamente divulgado de maneira que a Polícia Militar se reforçou e promoveu o fechamento de parte da Rua onde fica o Estúdio8 com com cinco viaturas da PM e uma da Guarda Municipal, o objetivo era evitar aglomeração de pessoas em frente ao local do debate, mas as militâncias resolveram se juntarem em dois locais da cidade para acompanharem o evento político que contou com Danilo Ramos candidato do PT apoiado pelo atual prefeito Assis, Marcelo Araújo (DEM) e Edmílson Araújo (PL).
A militância que apoia a candidatura de Danilo Ramos se concentrou na Praça Dr José Gonçalves “Babilônia” enquanto a militância de apoio a Marcelo Araújo se concentrou na Rua João Mateus de Souza a principal do Bairro Açudinho. O Calila Notícias não encontrou nenhum movimento em prol do candidato Edmílson.
O debate
O ato democrático reuniu pela primeira vez os três candidatos em um só lugar que debateram por cerca de três horas de duração onde certamente cada um deles pôde ‘dizer na cara’ o que falou durante toda campanha quando estiveram em outras atividades de campanha, sabatinas, entrevistas e reuniões.
Marcelo fez duras críticas a atual gestão sobre a questão das estradas vicinais e acessos a cidade, ao Açude de Itarandi que teria sido prometido sua despoluição e está encerrando o mandato sem cumprir. Araújo questionou também Danilo o por que do prefeito Assis aparecer mais que ele na campanha, no tocante a educação criticou o fechamento de escolas, a desvalorização dos professores e ao falar de um fato que serviu como grande feito de Danilo enquanto presidente da Câmara quando devolveu a Prefeitura cerca de meio milhão de reais, Marcelo disse que foi incompetência dele, ao afirmar que poderia ter aplicado em melhorias e ainda disse que não sabia para que foi usado este recurso por parte da Prefeitura.
Danilo por sua vez expôs o que a militância tratou desde o momento quando ficou definida a candidatura de Marcelo que o mesmo não conhece a cidade e que Marcelo teria dito que em algum momento deveria se ausentar da gestão, Danilo disse que Conceição do Coité precisa de um gestor que conheça todo município e que esteja presente diariamente. O candidato do PT por muitas vezes citou o deputado Tom Araújo como o pior prefeito da história de Coité e que se ausentou muito da cidade e assim Marcelo também fará. Criticou a falta de investimento de Marcelo no Social e por ter se apoderado do terreno onde foi construído a COTESI e que o grupo de Marcelo foi o responsável por lançar o esgoto da cidade no açude de Itarandi.
Edmílson Araújo ficou literalmente no ‘fogo cruzado’ separou um candidato do outro e não sofreu ataque de Danilo nem Marcelo porém atacou os dois principalmente Danilo que chegou argumentar que tinham dois contra um. A disputa entre Danilo e Marcelo está tão polarizada que nas perguntas de Edmílson, os candidatos aproveitavam o tempo para criticar um ao outro.
No final todas as perguntas e respostas satisfatórias ou não foram respondidas e o eleitor que acompanhou pôde analisar cada um e definir se o Partido dos Trabalhadores que vem gerindo o município por quase 8 anos deve continuar, se Marcelo Araújo deve ocupar a cadeira do executivo cujo grupo de origem esteve no poder por cerca de 4 décadas liderado pelo seu pai Hamilton Rios, ou Edmilson Araújo que é servidor público e diz que os dois grupos estão desgastados e Coité deve lhe dar uma oportunidade.
Muita gente questionou durante o debate se Edmílson realmente irá concorrer, ele garante que sim, mas no site DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral está mantido o que foi divulgado há cerca de duas semanas, que ele não está apto a concorrer. Ele se encontra Indeferido com Recurso por Ausência de Requisito de Registro.
Redação CN