A fase de grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana ainda não terminou, mas um cenário inédito pode ganhar tomar forma: a possibilidade de um Ba-Vi internacional nos playoffs da Sul-Americana. O confronto entre Bahia e Vitória pode se repetir nesta temporada, desta vez em competições continentais, caso as posições de ambos os clubes se alinhem na classificação geral das duas copas.
Para que isso aconteça, dois cenários precisariam acontecer: O Esquadrão não se classificar e ficar em terceiro lugar no Grupo F da Libertadores, o que o levaria automaticamente à repescagem da Sul-Americana; e o Leão confirmar a segunda colocação no Grupo B da Sul-Americana, garantindo vaga nos playoffs contra um dos terceiros colocados da Liberta.
A definição dos confrontos dessa fase segue um cruzamento baseado nas campanhas: o melhor segundo colocado da sul-americana enfrenta o pior terceiro da Libertadores, e assim sucessivamente. Ou seja, não há sorteio, o que significa que Bahia e Vitória só se enfrentariam se suas posições nesse ranking específico coincidirem.
Por exemplo, se o Rubro-Negro terminasse como o quarto melhor segundo colocado da Sula e o Tricolor como o quarto pior terceiro da Libertadores, eles se enfrentariam no Playoff D.
Na Copa Sul-Americana, o Vitória ocupa atualmente a segunda colocação do Grupo B, atrás do já classificado Universidad Católica (CHI). A equipe comandada por Thiago Carpini disputa a vaga nos playoffs contra o Cerro Largo (URU) e o Defensa y Justícia (ARG).
O Leão precisa de uma vitória simples sobre a Universidad Católica, em Quito, para avançar sem depender de ninguém. Caso empate, a classificação ainda virá se houver empate entre os concorrentes uruguaios e argentinos, ou se o Defensa vencer por somente um gol de diferença. Já em caso de derrota, a única chance de classificação será com empate no outro confronto do grupo.
Se confirmar a vaga como segundo colocado, o Rubro-Negro baiano enfrentará um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores, em jogos de ida e volta. O vencedor desse duelo avança às oitavas da Copa Sul-Americana.
Já o Bahia, que sonhava com vaga direta nas oitavas da Libertadores, perdeu essa chance ao ser derrotado pelo Atlético Nacional fora de casa, na Colômbia, e ver o Internacional vencer o Nacional-URU, assumindo a vice-liderança do Grupo F.
Com oito pontos, o Esquadrão caiu para a terceira colocação, que garante vaga nos playoffs da sul-americana. No entanto, o time ainda depende somente de si para seguir na Liberta: precisa vencer o Internacional no Beira-Rio, na última rodada, para reassumir o segundo lugar e garantir vaga direta nas oitavas da principal competição do continente.
No entanto, um empate elimina o Bahia da Libertadores e o leva à repescagem. Em caso de derrota, o Tricolor pode até ficar fora de qualquer competição continental, caso o Nacional-URU vença o Atlético Nacional e ultrapasse o Bahia no saldo de gols.
Se o Ba-Vi internacional se confirmar, será o primeiro encontro da dupla baiana em competições da Conmebol, algo inédito e histórico. Caso de fato avancem aos playoffs, a dupla Ba-Vi ainda pode se encontrar em fases posteriores, como as oitavas de final, onde os confrontos passam a ser definidos por sorteio.
CN | Reportagem Bahia Notícias