Nem uma expulsão aos quatro minutos de jogo impediu o Bahia de ampliar a sequência invicta sobre o maior rival. Na Arena Fonte Nova, o Tricolor perdeu Jean Lucas, expulso por agressão aos quatro minutos de jogo, mas contou com gol de Erick Pulga para abrir o placar. O Vitória chegou a empatar com Renato Kayzer e, quando pressionava pela virada, viu Michel Araujo entrar no segundo tempo, fazer o 2 a 1 e decidir o confronto. A equipe rubro-negra ainda perdeu Pepê expulso com três minutos após entrar em campo.
Primeiro tempo
O Vitória teve um jogador a mais logo no início, mas quem deu as cartas foi o Bahia. O Tricolor teve Jean Lucas expulso por agressão aos quatro minutos após indicação do VAR e, ainda assim, jogou no campo de ataque. Aos 22 minutos, Caio Alexandre achou Erick Pulga nas costas de Claudinho para marcar um bonito gol de cabeça. Somente a partir daí que o Rubro-Negro passou mais tempo com a posse de bola. Thiago Carpini até tentou soltar o time com a entrada de mais um atacante, mas a equipe seguiu sem conseguiu pressionar um rival que soube esfriar o clássico. Osvaldo, em dois chutes de fora da área, foi responsável pela maioria das finalizações dos visitantes. Somente nos acréscimos que Kayzer, principal esperança do Leão, recebeu bola em condição de levar perigo, mas o centroavante isolou.
Segundo tempo
O jogo mudou de figura no segundo tempo, que teve o Vitória se impondo. Logo aos três minutos, Erick perdeu sem goleiro após pegar a sobra em finalização de Kayzer. Dois minutos depois, Lucas Halter acertou a trave, e Mosquito parou em Marcos Felipe. A pressão surtiu efeito aos oito minutos, quando Osvaldo cruzou na área, e Renato Kayzer se antecipou para deixar tudo igual. O Rubro-Negro seguiu em cima do gol e quase virou em chutes de fora da área de Erick e Jamerson. Mas quem imaginou o time visitante fazendo mais um viu o Tricolor reagindo. Aos 20, Erick Pulga jogou a bola na área e, após uma série de lambanças da defesa rubro-negra, Michel Araujo empurrou para o fundo do gol. Para piorar, os visitantes perderam Pepê expulso três minutos após o volante entrar em campo. Assim ficou mais fácil para o Esquadrão se segurar no clássico e ter chance clara de ampliar com Luciano Juba em contra-ataque. No fim, Marcos Felipe fez mais uma grande defesa em cabeçada de Janderson e garantiu o triunfo.
Segue o tabu
Com o resultado deste domingo, o técnico Thiago Carpini segue sem vencer Ba-Vis. Agora são cinco jogos, com três derrotas e dois empates do treinador, que está à frente do Vitória desde maio de 2024. Já o Bahia ampliou a sequência invicta contra o maior rival para sete partidas, com três triunfos e quatro empates.
Próximos jogos
O Bahia segue na Casa de Apostas Arena Fonte Nova e volta a campo nesta quarta-feira, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil contra o Paysandu, às 19h30 (horário de Brasília). Já o Vitória ganha a semana de folga e só joga no próximo domingo, contra o Santos, no Barradão, às 18h30, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.
CN | Globo Esporte