Na última terça-feira, 6, a FARESI (Faculdade da Região Sisaleira) promoveu o II Ciclo de Palestras sobre o Uso Racional de Medicamentos, um evento gratuito e presencial, realizado no auditório da instituição.
O encontro ofereceu certificado de 4 horas e visou ampliar o debate sobre a importância do uso consciente e seguro de medicamentos no Brasil.
Com foco na formação crítica de estudantes e profissionais da saúde, especialmente alunos do curso de Farmácia, o evento contou com duas palestras conduzidas por especialistas da área farmacêutica.

A primeira palestra, intitulada “Entidades de classe como agente de defesa da saúde pública e uso racional de medicamentos”, foi ministrada por José Jorge Silva Júnior (JJ) — mestre em Biotecnologia, farmacêutico, conselheiro do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), membro do Sindfarma-BA e da Associação dos Farmacêuticos de Feira de Santana. JJ trouxe uma perspectiva sobre o papel das entidades representativas na promoção da saúde pública e no combate ao uso indiscriminado de medicamentos.
Em seguida, o farmacêutico Carlos Eduardo Oliveira Cordeiro, também mestre em Biotecnologia e pesquisador no Laboratório de Química de Produtos Naturais (LAQPRON), apresentou a palestra “Uso racional de medicamentos: responsabilidade de quem?”, provocando reflexões sobre o papel compartilhado entre profissionais da saúde, gestores públicos e a população na adoção de práticas seguras no consumo de medicamentos.
Este evento vem se consolidando no reforço ao debate sobre o uso racional de medicamentos, uma pauta que impacta diretamente a saúde pública e a sustentabilidade dos sistemas de saúde.
CN | Fonte: Assessoria de Imprensa – FARESI