O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), publicou na segunda-feira, 30 de junho, o Informativo Meteorológico N° 24/2025.
O boletim detalha as condições climáticas observadas no país entre 25 e 29 de junho de 2025 e projeta os cenários de chuvas e temperaturas para a semana de 30 de junho a 07 de julho de 2025.
Para o Nordeste, a previsão é de tempo seco no interior da região, o que é normal para esta época do ano. No período, as chuvas devem se concentrar nas áreas do leste da Bahia, Sergipe e Alagoas.
Previsão para o Nordeste (30 de junho a 07 de julho de 2025)
A Região Nordeste apresentará uma clara divisão climática na primeira semana de julho, com áreas secas e outras com precipitação, além de variações de temperatura.
Precipitação:
O interior nordestino não tem previsão de chuva para a semana, e a umidade relativa do ar será reduzida, especialmente no sul do Piauí e do Maranhão, bem como no oeste da Bahia.
No litoral, contudo, são esperadas chuvas que podem superar os 20 mm, concentradas principalmente no leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, além do extremo noroeste do Maranhão.
De forma geral, chuvas volumosas que podem ultrapassar os 50 mm são esperadas no leste da Região Nordeste.
Temperaturas:
Máximas: As temperaturas máximas devem ser elevadas no norte da Região Nordeste. Os maiores valores são esperados para o dia 03 de julho, atingindo o Maranhão e Piauí. No entanto, no leste do Nordeste, as máximas devem ficar abaixo de 28°C.
Mínimas: As temperaturas mínimas devem permanecer acima de 24°C no norte da Região Nordeste.
Previsão de chuva (23 a 30 de junho de 2025) e Previsão de temperatura máxima para o dia 03 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília). Fonte: Inmet
Condições Observadas no Nordeste (25 a 29 de junho de 2025)
O final de junho foi marcado por extremos de chuva e seca na Região Nordeste.
Precipitação:
Os maiores acumulados de chuva, superiores a 50 mm, foram registrados no leste do Nordeste.
Em grande parte da região, os volumes ficaram abaixo de 50 mm. No entanto, o leste dos estados de Pernambuco e Alagoas registraram acumulados acima de 70 mm. Destaque para as estações meteorológicas de Palmares (PE) com 104,2 mm e Maceió (AL) com 81,2 mm.
Por outro lado, no interior nordestino, especificamente em algumas localidades do sul do Piauí e do Maranhão, além do oeste da Bahia, não houve registro de chuva.
Temperaturas:
Máximas: As temperaturas máximas mais elevadas foram observadas na Região Nordeste, com destaque para os estados do Piauí e Tocantins, onde os valores ultrapassaram os 37°C. No dia 25 de junho, a estação de Oeiras (PI) registrou 38,8°C.
Mínimas: As temperaturas mínimas diárias permaneceram acima de 22°C no norte da Região Nordeste.
CN | Fonte: agenciasertao.com/Canudos Acontece