O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quinta-feira (17) em Juazeiro, no norte da Bahia, onde cumpriu agenda voltada à saúde pública e fez importantes anúncios para o Sistema Único de Saúde (SUS). A visita começou na Policlínica Regional, onde Lula conheceu a estrutura da unidade e fez a entrega simbólica de unidades odontológicas móveis, os Odontomóveis, que vão atender cinco municípios da região com serviços de saúde bucal.

Após a visita à Policlínica, o presidente seguiu para a Orla II de Juazeiro, onde foi montada uma estrutura especial com vista para o Rio São Francisco que recebeu milhares de pessoas. Em clima de celebração popular, Lula foi ovacionado por milhares de pessoas e ressaltou o papel do Velho Chico como símbolo de vida e desenvolvimento para o Nordeste.

Durante o evento, Lula, acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para a estruturação da rede pública de saúde em todo o país. Os recursos fazem parte da segunda fase do Novo PAC Seleções e contemplarão 5.290 municípios com a construção de 800 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da modernização de 10 mil UBSs existentes, instalação de 7 mil salas de teleconsulta e entrega de 400 novas unidades odontológicas móveis.

“Quero que o povo tenha direito a ressonância, tomografia, atendimento digno. Sempre lutei para que o trabalhador, a classe média baixa, as pessoas que fazem esse país crescer, tivessem os mesmos direitos que os mais ricos. Especialista não pode ser privilégio de quem tem dinheiro e só quem pode garantir isso é o Estado brasileiro”, afirmou o presidente Lula, ao destacar a importância do programa Agora Tem Especialistas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que a iniciativa é um marco no acesso à saúde pública: “Quando o presidente Lula lançou o Agora Tem Especialistas, ele disse que esse programa era o sonho da vida dele. E é esse sonho que está virando realidade. É um mutirão nacional de dignidade, que está colocando fim às filas que por anos condenaram o povo a esperar por atendimento”, declarou.

Rui Costa, ministro da Casa Civil, também celebrou o anúncio: “Hoje temos o orgulho de anunciar mais R$ 6 bilhões em investimentos do Novo PAC só para a área da saúde. É um reforço que se soma ao esforço que o presidente Lula iniciou no ano passado e que segue transformando a vida do povo brasileiro com mais acesso, mais estrutura e mais dignidade”.


Outro destaque da agenda foi a sanção da lei que garante a cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS a todas as mulheres vítimas de mutilação, independentemente da causa. “Isso é sobre dignidade, autoestima e respeito às mulheres brasileiras”, reforçou Padilha.
A agenda presidencial em Juazeiro reafirma o compromisso do governo federal com a ampliação do acesso à saúde pública e com a melhoria da infraestrutura hospitalar em todo o país, beneficiando milhões de brasileiros, especialmente os que mais dependem do SUS.