A Brigada Anjos Jacuipenses, reconhecida pelo trabalho voluntário e incansável na área de primeiros socorros e salvamento, está presente neste fim de semana em Várzea do Poço, município da Bacia do Jacuípe que celebra seus 63 anos de emancipação política com uma grande festa.
Fundado há quase oito anos, o grupo atua de forma totalmente voluntária em Riachão do Jacuípe e região, sem vínculo com órgãos públicos e sem qualquer tipo de remuneração. A Brigada sobrevive graças a doações da comunidade e ao comprometimento dos socorristas, que se dedicam dia e noite ao atendimento de emergências.
Em ocasiões especiais, no entanto, como a que ocorre agora em Várzea do Poço, os brigadistas atendem a convites para atuar de forma remunerada. A decisão leva em consideração a experiência acumulada pelos integrantes da equipe e a necessidade dos promotores de eventos em contar com profissionais treinados para garantir a segurança do público.”Importante esclarecer que o valor pago, a equipe destina a Brigada para ser utilizado nas despesas da entidade” disse Lucival Souza, comandante da entidade sem fins lucrativos.
A presença da Brigada durante as comemorações é um reforço importante para os serviços de emergência do município. A expectativa, no entanto, é de que os serviços de socorro não precisem ser acionados e que a festa transcorra com tranquilidade, marcada apenas pela alegria da população.
A atuação da Brigada Anjos Jacuipenses em eventos como este é mais uma demonstração do compromisso do grupo com a vida e o bem-estar das comunidades da região da Bacia do Jacuípe.
Vale lembrar que a entidade participou recentemente da tradicional festa dos garimpeiros em Nordestina, distante 165 Km de Riachão.