A 1ª Feira Agropecuária, da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mairi, está sendo marcada por grande participação popular e pela demonstração da força da agricultura familiar da região. Um dos exemplos foi o jovem Adílio Gomes, que deixou os estudos para se dedicar ao trabalho no campo, ao lado de sua esposa Tamirez Lopes, de 23 anos. O casal comercializa requeijão e outros produtos, sendo um dos destaques do evento.

Outro destaque é o também casal, Iuri que é natural de Conceição do Coité e Veronica de Tucano. Ele natural de Conceição do Coité e ela de Caldas do Jorro, onde residem. Verônica disse ao Calila Notícias que começou a viajar este ano e está gostando, de Caldas do Jorro a Mairi são cerca de 250 km, ela disse que está valendo a pena e ficou impressionada pelo tamanho e organização do evento sendo o primeiro realizado pelo município. Os casal está participando com duas barracas, a que Veronica dirige contem material mais voltado para o público feminino com destaque para bolsas. Iure comercializa produtos derivados do couro e outros objetos.

A Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) é o órgão do Governo da Bahia vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) responsável por coordenar políticas públicas e ações de fortalecimento da agricultura familiar em todo o estado. Entre suas atribuições estão o apoio técnico, o incentivo à produção, a distribuição de insumos, o acesso a crédito e a criação de programas que ampliam as oportunidades de comercialização para os pequenos produtores.

Durante o evento, o superintendente da Agricultura Familiar, Elzimar Carneiro, mais conhecido como Marzinho Carneiro, destacou a importância de iniciativas como a distribuição de 50 mil mudas de palma forrageira. Segundo ele, essa ação é fundamental para garantir alimentação animal, fortalecer a pecuária na região semiárida e assegurar a continuidade da produção no campo.

Agronegócio
O Calila Noticias também buscou informações sobre o agronegócio e conversou com dois expositores que também foi ao evento para negociar. É o caso do pecuarista Francisco Pereira Sousa, que levou gado bovino para comercialização. Ele disse que está sendo positivo o evento e espera fazer grande negócios até o final.

Elísio da Silva mora em Mairi e é criador do jumento pêga,é uma das raças de asininos mais conhecidas e valorizadas do Brasil, principalmente na região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Ele tem origem em cruzamentos feitos desde o período colonial, resultado da seleção de animais trazidos de Portugal e da África, adaptados ao clima quente e às condições adversas do sertão, é considerado um jumento de grande porte, podendo ultrapassar 1,40m de altura na cernelha. Elísio levou animais para expor e também para comercializar. Segundo ele o pêga é um animal que, quem conhece se apaixona.

Veja abaixo a programação deste sábado, que inclui shows no palco principal
Mairi I – Campo do Gado se transforma em verdadeiro Parque de Exposições para realização da 1ª ExpoMairi
Mairi II – ExpoMairi é aberta com a presença de deputados e demais lideranças políticas e confirma força política do prefeito Gustavo