A Bahia se consolidou como referência nacional em saúde bucal e, nesta quinta-feira (21), o reconhecimento veio diretamente do Governo Federal. Em cerimônia realizada em Sorocaba (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para todos os estados e o Distrito Federal. Do total, 54 foram destinadas à Bahia, sendo que cinco delas já haviam sido entregues em julho, durante agenda presidencial em Juazeiro. Ao todo, o investimento na Bahia supera R$ 27,7 milhões.

Viabilizadas com recursos do Novo PAC Saúde, as novas unidades atenderão áreas remotas e populações em situação de maior vulnerabilidade. Cada veículo funciona como extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS), equipado com cadeira odontológica completa, raio-X, ar-condicionado, gerador de energia e instrumentos necessários para procedimentos que vão desde o atendimento primário até tratamentos especializados, como endodontia e próteses dentárias.
O avanço só foi possível graças ao fortalecimento da política de saúde bucal no país, consolidada pela lei sancionada por Lula em 2023, que assegura o direito universal, equânime e contínuo ao atendimento odontológico pelo SUS. Com a legislação, os serviços passam a ser permanentes e não podem mais ser interrompidos ou relegados a segundo plano.

Antes mesmo da política nacional ganhar força, a Bahia já havia implantado um programa pioneiro: o Odontomóvel nas Escolas. Criado para levar atendimento gratuito a estudantes da rede estadual, o projeto já soma mais de 373 mil atendimentos realizados desde 2023. Além disso, o estado contabiliza 87 mil atendimentos odontológicos feitos durante as Feiras de Saúde. Somadas estas duas iniciativas, a Bahia já ultrapassa a marca de 460 mil procedimentos, consolidando-se como protagonista no setor.
Na solenidade em Sorocaba, a Bahia foi representada pela coordenadora executiva de Fortalecimento do SUS, Roberta Sampaio. “A Bahia já demonstrava que saúde bucal é saúde integral com o Odontomóvel nas Escolas e a Feira Saúde Mais Perto. Hoje, com o apoio do governo federal, ampliamos esse alcance e reafirmamos o compromisso de levar cuidado a quem mais precisa, inclusive em comunidades remotas”, afirmou.
O Ministério da Saúde prevê a renovação da frota de unidades a cada cinco anos, garantindo continuidade e qualidade do atendimento. Quando necessário, os pacientes atendidos pelas UOMs poderão ser encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Com a entrega de hoje, o Brasil reforça sua política de saúde bucal como uma das mais abrangentes do mundo, em um modelo em que a Bahia aparece não apenas como beneficiária, mas como referência nacional.
Entre os municípios baianos beneficiados pela 1ª etapa do Novo PAC, quatro são do território do sisal conforme o destaque em negrito e dois do território da Bacia do Jacuípe em itálico: Acajutiba, Adustina, Água Fria, América Dourada, Anagé, Aporá, Arataca, Barro Preto, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Canudos, Caravelas, Cardeal da Silva, Chorrochó, Cocos, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Curaçá, Dario Meira, Encruzilhada, Guaratinga, Ibiquera, Ibirapitanga, Ipirá, Itiúba, Jaguaripe, Jequié, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macururé, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Mirante, Monte Santo, Nova Itarana, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Pedro Alexandre, Planaltino, Riacho de Santana, Santa Brígida, Santa Cruz da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santanópolis, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Teolândia, Uauá e Vitória da Conquista.
CN | Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia