Um episódio inusitado assustou pessoas que acompanhavam uma audiência de instrução no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), nesta terça-feira (5), em Salvador. No final da manhã, um advogado se engasgou e foi salvo por um juiz. O magistrado utilizou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros, para salvar o colega. As informações são do Correio.
A sessão judicial estava sendo gravada. Nas imagens, é possível ver que o advogado está sentado próximo a porta da sala. Ele tenta falar, mas não consegue devido ao engasgo. Uma outra pessoa oferece um copo de água, mas o advogado continua sem conseguir falar. É quando o juiz Danilo Gonçalves Gaspar se aproxima do advogado.
“Ainda tá engasgado? Precisa dizer”, diz o magistrado. Ao se aproximar do advogado, o juiz se coloca atrás do homem e faz duas compressões abdominais rápidas e fortes – técnica chamada de manobra de Heimlich. Após as compressões, o advogado afirma que está se sentindo melhor e eles se cumprimentam. O episódio aconteceu por volta das 10h30.
Ver essa foto no Instagram
Após o salvamento, o juiz Danilo Gonçalves comenta sobre a técnica. “A gente aprende, mas nunca imaginei precisar colocar em prática. Estamos aqui para isso”, afirma. Nas imagens, é possível ver que as pessoas aparecem assustadas no momento do engasgo, mas o clima fica descontraído depois que o advogado é salvo.
A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, como alimentos ou objetos. A técnica deve ser utilizada apenas em casos graves, quando a pessoa em asfixia não consegue tossir vigorosamente ou respirar.