Feira de Santana está prestes a ganhar uma delegacia da Polícia Federal (PF). Atualmente a cidade conta com um posto, na Rua Leolinda Bacelar, no bairro Ponto Central. A nova unidade está entre as principais que serão criadas em diferentes regiões do país, com o objetivo de ampliar a presença estratégica da PF e fortalecer sua capacidade operacional. As informações são do Acorda Cidade.
A medida, estabelecida pela Portaria MJSP nº 986, de 28 de julho de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 31 de julho, e divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo deputado Zé Neto (PT).
“O Diário Oficial da União publicou a portaria de instalação da Delegacia da Polícia Federal em nossa cidade, Feira de Santana. Uma luta antiga, que nosso mandato participou desde o início. E agora, no governo Lula, nós estivemos com o ministro Dino, que garantiu que iria instalar, depois com o ministro Lewandowski. Tivemos todo o apoio do governo federal do aparato da Polícia Federal nacional, estadual do secretário Marcelo Werner, do governador Jerônimo Rodrigues e claro, do presidente Lula”, declarou.
Segundo Zé Neto informou ao Acorda Cidade, a delegacia que vai ter seis núcleos, com mais inteligência e mais aparato policial para o enfrentamento das demandas da cidade e região. A unidade terá outros serviços como o de atendimento a estrangeiros.
“Feira de Santana é o maior entroncamento rodoviário do nosso país. Estamos felizes, e, inclusive, já designamos emenda para colaborar nesse momento com a Polícia Federal que vai se instalar no município. Dois veículos foram colocados por emenda no nosso mandato, já acreditando desde o início nessa instalação”, informou.
Segundo Coordenação-Geral de Comunicação Social, a PF conta agora com 447 novas unidades organizacionais, das quais 430 fortalecem as unidades descentralizadas da instituição.
Além de Feira de Santana, também estão as principais a serem criadas, a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal em Humaitá/AM e a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal em Itaituba/PA. Também haverá mais 87 Núcleos de Controle de Armas, 95 Núcleos de Inteligência Policial, 9 Delegacias Especiais de Polícia Federal em aeroportos, 199 Núcleos de Operações nas delegacias especializadas das Superintendências Regionais e 16 Setores de Controle de Produtos Químicos.