Faleceu na manhã desta terça-feira (19), por volta das 7h30, no Hospital Aliança, em Salvador, Dona Mariá Cedraz de Oliveira, aos 95 anos. Ela estava internada há duas semanas. A causa da morte não foi divulgada.
Esposa do ex-prefeito de Valente, João José de Oliveira, carinhosamente chamado de Nenenzinho, Dona Mariá sempre esteve próxima da vida política, ainda que nunca tenha concorrido a cargos eletivos. Em abril deste ano, participou da celebração dos 100 anos do esposo, ocasião que reuniu familiares e amigos.
Nascida em uma família marcada pela trajetória política, Dona Mariá viu seu pai, conhecido como Pequeno Cedraz, tornar-se o primeiro prefeito de Ichu. Mais tarde, acompanhou o marido no comando da Prefeitura de Valente por dois mandatos. Na geração seguinte, também esteve ao lado dos filhos que seguiram os caminhos da vida pública: Aroldo Cedraz, deputado federal por vários mandatos, ex-secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia e atualmente ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e Eduardo Cedraz, que exerceu o cargo de vice-prefeito de Valente em duas gestões.

Além de Aroldo e Eduardo, Dona Mariá deixa os filhos Gildo, Zenóbio, Zélia e Maria José, além de netos e bisnetos.
O corpo será velado no salão da Funerária PLARF, em Valente. O sepultamento está previsto para às 10h desta quarta-feira (20), no cemitério da cidade.
O deputado estadual Luciano Araújo sobrinho de Dona Mariá divugou nota de pesar, assim como o prefeito de Valente, Ubaldino Amaral: