Território Litoral Norte e Agreste Baiano – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), cumpriu na sexta-feira, 26, e sábado (27) uma agenda intensa nos municípios de Inhambupe e Rio Real, que misturou inaugurações, anúncios de investimentos e bastidores políticos. As visitas revelaram detalhes curiosos — desde a logística de deslocamento até discursos que chamaram atenção pela duração e pelo tom político.
Inhambupe — longa permanência, discursos cronometrados e bastidores quentes
A visita a Inhambupe aconteceu na sexta-feira à tarde, com a chegada do governador às 14h e encerramento por volta das 21h30. O evento, realizado no espaço da escola entregue pelo governo estadual, reuniu um grande público, prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversas cidades da região, mais o ato principal foi na praça da igreja.

Um dado curioso foi a presença de cinco secretários de Estado acompanhando Jerônimo. O primeiro a falar foi o secretário de Desenvolvimento Rural, deputado estadual licenciado Osni Cardoso, que fez breve discurso de saudação. Logo em seguida, a secretária de Infraestrutura Hídrica, Larissa Moraes, informou que os projetos da pasta vão beneficiar 774 famílias, destacando ações de abastecimento e segurança hídrica para a região.

Na sequência, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, também discursou rapidamente; e a secretária de Saúde, Roberta Santana, deu destaque ao hospital e às melhorias previstas para a rede pública.
Fechando o bloco dos secretários, Rovena Brito, da Educação, foi a que mais falou entre os auxiliares — utilizou cerca de 10 minutos, destacando investimentos na rede escolar e a importância da nova unidade entregue naquele dia.

Entre os parlamentares, chamaram atenção nomes históricos da Assembleia Legislativa. A deputada Maria Del Carmo, aos 77 anos, fez questão de participar, mas não conseguiu discursar em pé e falou sentada, reafirmando que “está na luta até o final de 2026, cumprindo o compromisso com o povo baiano”.

A deputada Fátima Nunes (PT), que também já ultrapassou os 70 anos de idade, acompanhou atentamente a agenda em Inhambupe antes de seguir para Rio Real, reforçando o peso de lideranças experientes presentes no evento.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), segundo mais votado em Inhambupe na última eleição, agradeceu ao governo pelas ações na Bahia, afirmou que tem apoiado os projetos de Jerônimo na Assembleia Legislativa e ressaltou que isso tem contribuído para melhorar a qualidade de vida da população.

A ausência da deputada Ludmila Fisina (PV), a mais votada no município não compareceu ao evento, assim como seus principais apoiadores: Cabeludo — que na época era vereador e disputou a eleição passada como candidato a vice-prefeito —, além do ex-prefeito Nena e do advogado Eduardo Santos, que encabeçou a chapa do PSD na última disputa municipal. Nenhum deles esteve presente na visita do governador.
Já o deputado Radiovaldo Costa (PT) protagonizou um dos momentos mais comentados: protestou contra parlamentares que votaram a favor da chamada “blindagem”, dizendo que “é preciso enfrentar os golpistas”. Ao seu lado, estava o deputado federal Mario Negromonte Júnior (PP) que recentemente havia dito, em evento em Pedro Alexandre, estar arrependido de ter apoiado aquele projeto — fato que movimentou os bastidores.

Mário Júnior destacou emendas que destinou para Inhambupe, lembrando que parte dos recursos já foi aplicada e que segue empenhado em trazer investimentos.
Já o deputado federal Joseildo Ramos (PT) reforçou os 20 anos de governos do PT e a parceria com partidos da base aliada.
Em seguida, o deputado federal João Carlos Bacelar (PV) — apoiado pelo atual prefeito Hugo de Leônida (PP) — falou das ações que tem levado ao município. Antes, o prefeito Hugo apresentou um vídeo com prestação de contas dos primeiros nove meses de gestão, mostrando obras e investimentos.
Em 2022 Hugo não apoiou Jerônimo; quem o fez campanha para o atual governador foi o advogado Eduardo. Até o então prefeito Nena não votou em Jerônimo no primeiro turno, apenas no segundo. Agora, Eduardo reafirma apoio a reeleição e Hugo demonstra entusiasmo em caminhar com o governador.
Jerônimo teve tempo de discurso maior que todos juntos

O que tem chamado a atenção dos baianos é o tempo de fala do governador: Jerônimo discursou por 1 hora e 10 minutos, ultrapassando a soma do tempo de todos os secretários e deputados. Foi um pronunciamento longo, com balanço de ações e compromissos futuros. Assim tem sido de domingo a domingo nas vistas deles aos municípios.
O governador chegou a Inhambupe de helicóptero, que pousou no estádio municipal, mas ao final do evento retornou de carro para Alagoinhas, onde pernoitou.
Rio Real – manhã chuvosa, emoção de Fátima Nunes e movimentação política

A madrugada e a manhã de sábado foi marcada por chuva fina contínua na região, que se estendeu também durante todo o evento em Rio Real. Mesmo com o tempo instável, Jerônimo manteve a agenda: saiu de Alagoinhas às 6h, de carro e chegou a Rio Real às 7h20, cumprindo o compromisso marcado.
Preocupação com os discursos dos deputados
Os discursos elogiosos ao prefeito Jean da Laranja, chamaram atenção. Deputados de diferentes partidos fizeram questão de enaltecer a gestão municipal e demonstraram interesse em se aproximar do grupo político local. Isso gerou ‘desconforto’ para o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e aliado tradicional do prefeito. Avaliou-se que, apesar dos elogios, Jean continua firme com Adolfo, que teria reagido afirmando que “não adianta paquerar o prefeito, porque sou e sempre serei o deputado apoiado pelo gestor”.

Orlando do Banco volta a ser centro das atenções
Em Rio Real, quem também atraiu olhares e foi bastante assediado, com palmas e cumprimentos, foi o ex-prefeito Orlando Brito, conhecido como Orlando do Banco. Ele chegou a ser candidato a prefeito na eleição passada, mas precisou desistir por questões do Tribunal Eleitoral. Com sua saída, o então vice da chapa, Giancarlos Alves de Alcântara (Jean da Laranja), assumiu a cabeça de chapa tendo Binho de Vera como vice, conquistando a vitória. A força de Orlando como articulador e apoiador da atual gestão ficou evidente pelo carinho e atenção que recebeu durante o evento.
Presença do ministro Márcio Macêdo e anúncio importante

O evento em Rio Real terminou com a fala mais aguardada: o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, natural de Rio Real. Márcio, que saiu da cidade aaos 14 anos e construiu sua trajetória política em Sergipe, chegou ao local no final do discurso do governador e foi recebido com entusiasmo. Ele levou a notícia de que o governo federal autorizou a transferência da histórica estação ferroviária da cidade para o patrimônio municipal, um gesto que emocionou lideranças locais e resgata parte da memória de Rio Real.
O ministro estava acompanhado do prefeito da cidade sergipana de Tomar do Geru, município vizinho, distante apenas 38 quilômetros de Rio Real, reforçando a integração política entre Bahia e Sergipe durante o encontro.
Investimentos, saudação aos prefeitos e articulação regional
Como é de costume, ao final do evento, o governador saudou nominalmente os prefeitos presentes. Um momento descontraído chamou atenção: ao cumprimentar o prefeito de Santanópolis, Vitor do Posto, Jerônimo ouviu dele que “agora o nome mudou, é Vitor do Povo”, arrancando risadas e aplausos do público.
As agendas nos dois municípios tiveram forte presença de deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, reforçando alianças políticas e movimentando os bastidores para as eleições municipais de 2024 e estaduais de 2026.