O deputado Bobô (PCdoB) recebeu apoio do seu colega de partido Zó ao apresentar moção de profundo pesar pelo falecimento, no último domingo, de Cecília Petrina de Carvalho, ex-prefeita de Itiúba. Ela estava com 79 anos. “Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, correligionários e a toda população de Itiúba, que perde uma de suas maiores líderes, mas guarda para sempre a lembrança de uma mulher generosa, determinada e profundamente comprometida com a transformação social”, disse.
Nascida em Barbacena (MG), Cecília trilhou uma vida marcada pela fé, pelo compromisso com a justiça social e pela defesa intransigente dos mais humildes, segundo descreve a moção. “Missionária, professora, advogada e militante política, dedicou sua existência a transformar realidades, tornando-se exemplo de coragem e dedicação ao povo”, disse o deputado.
A trajetória política de Cecília “foi forjada a partir da militância social, sobretudo junto aos trabalhadores rurais, comunidades quilombolas, movimentos sociais e pastorais”. Foi a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Itiúba, e o fez por três mandatos, levando políticas públicas, projetos e ações que beneficiaram a sede e a zona rural, sempre com olhar especial para o homem e a mulher do campo.
Durante sua gestão, destacou-se pela luta por inclusão social, pela transparência e por uma administração participativa. Mulher de fibra, aliou firmeza ética à sensibilidade social, tornando-se referência não apenas em Itiúba, mas em toda a região e na Bahia. Era filiada ao PC do B, onde exercia a presidência municipal do partido.
O corpo da ex-prefeita está sendo velado na Câmara de Itiúba de onde sairá para o sepultamento na manhã desta terça-feira, 02. O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Itiúba nesta segunda-feira, 01, para o último adeus a ex-companheira já que passou a maior parte da vida pública filiada ao Partido dos Trabalhadores
CN | Ascom ALBA