O corpo da ex-prefeita de Itiúba, Cecilia Petrina, chegou à cidade no início da madrugada desta segunda-feira (1º) e foi levado para a residência onde morava, no Centro, onde aconteceu o primeiro momento do velório, entre a madrugada e o fim da manhã. No início da tarde, foi transferido para a Câmara Municipal, onde permanece sendo velado e recebendo homenagens de amigos, correligionários, lideranças políticas e moradores do município.
Entre as autoridades presentes, esteve o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que acompanhou de perto a trajetória de Irmã Cecilia nos movimentos sociais e na política regional. Jerônimo destacou a importância da ex-prefeita na luta pelas comunidades rurais e pelo fortalecimento da democracia. O governador esteve recentemente com ela no início de agosto, quando visitou a cidade de Cansanção para entregar obras e, na ocasião, almoçou ao lado de Cecilia, em um momento de reencontro e confraternização.

Familiares da ex-prefeita, naturais de Barbacena (MG), ainda são aguardados para se juntar ao ato de despedida, que será concluído com o sepultamento, marcado para as 10h desta terça-feira (2), no cemitério local.
Trajetória política
Mineira de Barbacena, Cecilia Petrina — conhecida em Itiúba e em toda a região como Irmã Cecilia — iniciou sua caminhada em movimentos sociais ligados à Igreja Católica, com forte atuação na Comissão Pastoral da Terra (CPT). No campo político, foi eleita prefeita de Itiúba em 2004 e reeleita em 2008, ambas as vezes pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2014, concorreu a deputada estadual e ficou na suplência, conquistando mais de 12 mil votos.
Em 2016, retornou à Prefeitura, desta vez eleita pelo PCdoB. Também se destacou à frente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), presidindo a entidade entre 2010 e 2014. Nos últimos anos, disputou novamente a Prefeitura, mas foi derrotada em 2020 por apenas 79 votos e em 2024 voltou a tentar sem êxito.
Cecilia Petrina faleceu na manhã de domingo (31), no Hospital Português, em Salvador, aos 79 anos, deixando um legado de dedicação à vida pública e às causas sociais.
Veja um vídeo o qual a ex-prefeita fala de seu problema de saúde e a visita que recebeu de Jerônimo seu colega do MOC e da UEFS.
Ver essa foto no Instagram