O deputado Luciano Simões Filho (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de pesar pelo falecimento da professora, advogada e ex-prefeita de Itiúba, Cecília Petrina de Carvalho, ocorrido no último dia 31 de agosto, aos 79 anos.
No documento, o parlamentar recordou a trajetória da ex-gestora. Nascida em 5 de dezembro de 1945, em Barbacena (MG), Cecília Petrina passou a infância e parte da adolescência no Rio de Janeiro, onde se alfabetizou. Aos 16 anos, decidiu seguir a vida religiosa e ingressou em um convento em Curitiba. Mais tarde, percebeu que poderia contribuir de outras formas com as pessoas humildes e partiu para diferentes missões.
Atuou inicialmente na capital paranaense e, em seguida, em Santa Catarina, onde integrou o projeto “Igrejas de Irmãs”, da Igreja Católica. Posteriormente, mudou-se para o Pará, residindo no município de Moju. Lá, acolheu e apoiou comunidades ribeirinhas e trabalhadores da Serra dos Carajás, na Rodovia Transamazônica.
Segundo Luciano Simões Filho, Cecília Petrina “deixa um legado marcado pela dedicação à educação, pela defesa dos direitos sociais e pela sua atuação firme e comprometida à frente da Prefeitura de Itiúba, onde exerceu três mandatos, além de presidir o PCdoB no município”.
Ao concluir a homenagem, o deputado se solidarizou “neste momento de dor”, com familiares, amigos, companheiros de jornada “e com todo o povo de Itiúba, que perde uma grande liderança e referência na política e na vida pública. Que Deus conforte o coração de todos”.
CN | Ascom ALBA