Em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) anunciou a realização do curso “Garimpo Legal: Formação para o Desenvolvimento Sustentável da Atividade Garimpeira”, com o objetivo de promover a regularização, a sustentabilidade e a profissionalização da atividade garimpeira na Bahia. As informações são do Bahia Notícias parceiro do Calila.
As primeiras turmas do Curso do Garimpo Legal iniciam nesta terça-feira (9) para os profissionais dos municípios de Novo Horizonte e Ibitiara. Os certificados serão entregues durante a EXPOSIBRAM 2025, o maior evento de mineração da América Latina, que ocorre entre os dias 27 e 30 de outubro, em Salvador.
O curso é ministrado pela geóloga da CBPM, Rejane Luciano, doutora em Geociências e Meio Ambiente; pelo gerente financeiro da companhia, Romero Cordeiro, especialista em Controladoria; pela geóloga Rebeca Marcelino; e pela técnica supervisora em projetos da Setre, Cíntia Gois.
No que diz respeito ao conteúdo do curso, a qualificação deve abordar desde o planejamento da produção e organização do trabalho até segurança, meio ambiente e legislação aplicada ao setor. Entre os principais temas abordados estão controle de custos; cooperativismo; uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); recuperação de áreas degradadas; uso responsável da água e práticas sustentáveis.