Território Semiárido Nordeste II – O município de Nova Soure viveu no último fim de semana (sábado, 20, e domingo, 21) a realização da Primeira Cavalgada oficial promovida pela gestão do prefeito Alan Camilo (PSD).
A concentração dos cavaleiros e amazonas aconteceu na comunidade de Cabeleira, de onde seguiram em cortejo até o espaço conhecido como curral da matança, na região do Santo Antônio. Antigamente utilizado pela prefeitura para o abate de animais, o local foi completamente transformado para receber o evento, contando com estrutura organizada, sonorização de alta qualidade, barracas bem distribuídas e uma ampla área para o público.
Localização estratégica
A localização da arena foi outro ponto elogiado: o espaço fica próximo da sede da cidade e está situado ao lado da BA 084, saida para Serrinha que garante fácil acesso tanto para os moradores quanto para visitantes de municípios vizinhos. Essa condição facilitou o deslocamento e deu ainda mais comodidade ao público que prestigiou a festa.
Trajeto animado e participação popular

No trajeto entre Cabeleira e a nova arena, a animação ficou por conta do trio elétrico puxado pelo grupo Arreio de Ouro. O momento foi considerado um dos pontos altos do evento: cavaleiros e moradores seguiram juntos, cantando e dançando ao som das músicas interpretadas pela banda. A cada trecho percorrido, a multidão se envolvia ainda mais, transformando o percurso em uma verdadeira festa antes mesmo da chegada à Arena dos Vaqueiros.
Beleza, representatividade e inclusão
A festa também ganhou brilho especial com a participação das representantes do evento: Maria Gabriela, escolhida princesa; Mércia Ribeiro, coroada rainha; e Tássila, que desfilou como porta-bandeira, abrilhantando a cavalgada com elegância e tradição. Neste pelotão especial tem ainda a presença do vaqueiro.

Presença política e apoio ao evento
A cavalgada contou com a presença de lideranças políticas estaduais, a exemplo dos deputados Alex da Piatã (PSD), Marcinho Oliveira (União Brasil), e o federal Gabriel Nunes (PSD), além do deputado licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida (PSB).
Também prestigiaram o evento os prefeitos Marquinhos de Cipó e Luiz Alberto de Olindina, ambos do PSD e de municípios vizinhos. Em entrevista ao Calila Notícias, eles ressaltaram a satisfação em participar da festa e elogiaram a iniciativa do prefeito Alan Camilo em promover um evento grandioso que fortalece a tradição dos vaqueiros e valoriza a cultura regional.

Outro nome de destaque foi o do ex-prefeito Cassinho, antecessor de Alan e também do PSD. Ele participou da festa e comentou sobre a importância desse tipo de evento para Nova Soure e para toda a região: “O povo daqui gosta muito de festa de vaqueiros e de iniciativas dessa natureza, que preservam a tradição e trazem alegria para a comunidade”, afirmou.
O deputado Alex da Piatã destacou a importância do fortalecimento das tradições sertanejas e lembrou que é autor do projeto que deu origem à Lei nº 14.179/2019, sancionada pelo então governador Rui Costa, que instituiu o Dia Estadual do Vaqueiro, celebrado no último domingo de agosto.
Em entrevista ao Calila Notícias, Alex reforçou:

“Esse projeto nasceu de um pedido do próprio povo sertanejo, quando participávamos das festas de vaqueiro pelo interior. O vaqueiro é mais do que uma profissão, é um estilo de vida, uma cultura que nos identifica. Fico feliz que hoje a Bahia tenha uma data oficial para homenagear esses homens e mulheres que fazem parte da nossa história e da nossa tradição. A sanção dessa lei foi um reconhecimento necessário e justo ao vaqueiro, que é patrimônio imaterial do nosso povo”, afirmou.
Prefeito confirma festa no calendário oficial
Entusiasmado com o sucesso da cavalgada, o prefeito Alan Camilo garantiu que a festa passa a integrar o calendário anual de eventos do município. “Estamos muito satisfeitos com a participação do público e com a organização desta primeira edição oficial da cavalgada. A cada ano vamos avaliar com nossa equipe o que precisa melhorar para que possamos fazer cada vez melhor. Decidimos que a cavalgada será realizada sempre no terceiro fim de semana de setembro, consolidando-se como tradição da nossa cidade”, afirmou Alain.

Nova etapa para o município
Moradores e visitantes que acompanharam a festa destacaram a qualidade da estrutura, o som impecável e a importância da iniciativa da prefeitura em transformar o antigo “Curral da Matança” em uma arena de eventos moderna e funcional. A expectativa é que a Arena dos Vaqueiros se torne um grande marco cultural e turístico de Nova Soure, movimentando a economia local e atraindo cada vez mais pessoas nos próximos anos.

Atrações musicais
No sábado, a abertura musical ficou por conta de Dan Miranda, Fernandino, Asas Livres e Ikaro Mendes, que levaram repertórios conhecido de arrocha e muito romantismo. O encerramento, no domingo, ficou sob a responsabilidade do cantor Pablo, consagrado como o Rei da Sofrência, que emocionou e envolveu a multidão com seus sucessos românticos. Marujinho, Thaila e Ricardo do Piseiro levantaram poeira no chão batido da arena.
Veja vídeo com uma das maiores canções de Pablo
Ver essa foto no Instagram
Veja um clip do primeiro dia de festa
Ver essa foto no Instagram
Para ver o resumo dos dois dias de festa em Nova Soure, visite e curta a página oficial da Prefeitura