O presidente eleito do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Tássio Brito, foi empossado neste sábado (06), juntamente com os novos secretários do Diretório Estadual, durante o Encontro Estadual do PT Everaldo Anunciação. A cerimônia aconteceu no Fiesta Bahia Hotel, no segundo dia do evento, reunindo autoridades, como o senador Jaques Wagner, o vice-governador Geraldo Júnior, o presidente nacional do PT Edinho Silva e o então presidente da legenda na Bahia Éden Valadares, que agora assume a secretaria nacional de comunicação do partido.
Eleito com pleito histórico de 73% dos votos, o maior da legenda no estado, Tássio Brito foi dirigente da União Nacional das e dos Estudantes, com forte atuação junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Durante a campanha, percorreu mais de 70 municípios baianos com a proposta de ampliar a territorialização e fortalecer a luta dos movimentos sociais.

“O partido precisa continuar em marcha”, disse Tássio, que falou sobre o desafio de “montar uma chapa competitiva para ganhar a eleição e fazer com que nosso projeto político siga governando e transformando a vida das pessoas. A aliança só serve se todos os partidos puderem crescer juntos. As decisões fundamentais desse grupo só são tomadas dialogando e construindo coletivamente”.
O senador Jaques Wagner destacou os avanços da legenda no estado. “Tenho obsessão por esse processo de renovação do nosso partido. Me sinto muito contemplado de ver uma direção estadual, várias direções municipais e uma juventude que confesso que gostaria de ter de novo. Estamos numa encruzilhada civilizatória, a conjuntura mundial e nacional nesse momento é extremamente desafiadora. Não precisamos esperar que a casa seja invadida pra depois começar a reagir”.
No sábado, também foi realizada a Plenária Final, onde foram discutidas pautas centrais para o fortalecimento da legenda, definição de estratégias eleitorais e construção de um projeto político unificado para as eleições de 2026. Na sequência, os delegados aprovaram documento que norteará a linha política da gestão nos próximos quatro anos.
Construção coletiva
Na sexta-feira, a programação contou com uma série de atividades e debates voltados para a construção coletiva e organização política do partido, para fortalecer a luta dos movimentos sociais e ampliar a territorialização, como a Plenária Estadual Mulheres do PT Bahia.
Os debates organizativos de construção partidária foram divididos em quatro grupos de trabalho: Comunicação, Formação Política, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e Política Territorial, para traçar estratégias para o próximo período e reforçar o projeto de soberania nacional.