O deputado Vitor Bonfim (PV) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, indicação ao Governo da Bahia para que garanta o fornecimento de merenda escolar aos professores e demais profissionais da educação, em efetivo exercício nas escolas públicas estaduais. O documento é endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues.
Em sua justificativa, o legislador reconhece avanços na gestão, no “compromisso inequívoco com a recomposição das aprendizagens, a melhoria da infraestrutura escolar e, notadamente, a valorização dos profissionais da educação”, citando a realização de concursos públicos, reajuste salarial e o programa de incentivo à capacitação contínua.
“Neste contexto de fortalecimento da educação, a alimentação escolar se destaca como uma política pública de extrema relevância pedagógica e social, reconhecida como direito fundamental”, argumenta o parlamentar, para quem garantir a alimentação no ambiente escolar aos educadores “é assegurar uma condição básica para seu bem-estar e plena capacidade de exercer sua função, diretamente alinhada a este objetivo constitucional”.
De acordo com Vitor Bonfim, permitir que professores compartilhem da mesma refeição dos alunos, no mesmo ambiente e sem distinção, fortalece os vínculos dentro da comunidade escolar, “transformando o momento da refeição em uma oportunidade pedagógica de convivência e exemplo de hábitos saudáveis”. Essa prática, para o deputado, também reforça o princípio da gestão democrática, “ao promover uma integração mais equânime e solidária entre todos os membros da escola”.
Ele ressalta que a medida não se confunde e nem substitui direitos já garantidos, como o vale-alimentação, além de não representar vantagem financeira ou aumento remuneratório. Por fim, Vitor Bonfim define a iniciativa como “um gesto concreto de reconhecimento que dignifica a categoria, poupa deslocamentos desnecessários e contribui para um ambiente educacional mais acolhedor, integrado e produtivo”.