O Feira Palace Hotel, um dos empreendimentos hoteleiros mais tradicionais de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, encerrou as atividades após mais de cinco décadas de funcionamento.
Segundo apuração da TV Subaé, o hotel está fechado há aproximadamente 20 dias. A informação foi confirmada por um dos proprietários, que afirmou que o encerramento foi resultado de uma decisão familiar.
Inaugurado em 1972, o Feira Palace foi considerado um dos primeiros hotéis de luxo do interior baiano. Ao longo dos anos, o empreendimento recebeu cantores, bandas e apresentadores reconhecidos nacionalmente.
Localizado entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, áreas centrais de Feira de Santana, o hotel foi idealizado pelo engenheiro Jair Santos Silva e sua equipe. A construção se destacou por ter estrutura moderna para a época, com 67 apartamentos equipados com ar-condicionado, televisão e outras comodidades.
O fundador do empreendimento, o empresário Aurino Alves Bastos, faleceu em fevereiro de 2021. Desde então, o espaço vinha sendo administrado pelos filhos dele.
À TV Subaé, o arquiteto e urbanista Sérgio Rivero lembrou com carinho dos períodos em que se hospedou no local no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, quando o hotel era considerado o melhor da cidade.
“Era um prédio icônico. Os quartos eram confortáveis, as áreas comuns bem conservadas, tinha uma piscina agradável para o fim da tarde. Havia aquela sensação de conforto e acolhimento”, recordou.
Sérgio destacou ainda a importância arquitetônica do Feira Palace, que se tornou um marco visual e urbano de Feira de Santana.
“É um prédio tão icônico quanto, por exemplo, o Hotel da Bahia [Wish], em Salvador. Embora não seja tipicamente modernista, tem uma influência de Oscar Niemeyer — perceptível nas formas curvas e no desenho circular. É uma construção criativa, que utilizou bem a tecnologia do concreto e marcou uma ousadia formal típica dos anos 1970”, explicou.
Para o arquiteto, o fechamento marca não apenas o fim de um negócio, mas também o encerramento de um capítulo importante da história da cidade, que viu o Feira Palace ser palco de grandes eventos, hospedagem de personalidades e parte viva da memória afetiva de gerações.
Até a publicação desta reportagem, os atuais proprietários do prédio não se manifestaram sobre o futuro do espaço.
g1 Feira de Santana e Região