A nutricionista do município de Euclides da Cunha, Josânia Aquino, responsável pelo cardápio das creches da sede, foi reconhecida e convidada pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE-UFBA), em parceria com o FNDE/Ministério da Educação, para apresentar, em uma live, a experiência que implementou na cidade.
Josânia desenvolveu um cardápio sem açúcar para ser oferecido às crianças durante as festividades escolares. Com muita pesquisa e experimentação, ela conseguiu criar refeições saudáveis e atraentes para crianças de 0 a 3 anos, um desafio reconhecido nacionalmente no ambiente escolar. Testado e implementado inicialmente na Creche Raimundo Thomaz de Aquino, hoje o cardápio já é adotado em outras unidades municipais.
“A escola é um dos principais espaços de socialização e aprendizado, e a alimentação oferecida ali impacta diretamente a saúde física e cognitiva das crianças. Refeições equilibradas e nutritivas garantem melhor crescimento, aprendizagem, concentração e rendimento escolar, além de prevenir carências nutricionais, obesidade e doenças crônicas”, explica a nutricionista responsável pelo desenvolvimento do cardápio.

Ela também ressalta que a restrição de açúcar e alimentos ultraprocessados nos cardápios de crianças menores de 3 anos é fundamental para promover a saúde e o desenvolvimento adequado. “Na infância, especialmente em creches, as crianças estão formando suas preferências alimentares, e a oferta de cardápios diversificados, ricos em frutas, verduras, legumes e alimentos naturais, ajuda-as a valorizar a alimentação saudável”, acrescenta.
O objetivo da live foi compartilhar a experiência de Euclides da Cunha e inspirar outros municípios da Bahia a criarem um ambiente escolar mais saudável, promovendo hábitos alimentares positivos para os pequenos.
De acordo com a Resolução nº 06 de 2020 do FNDE, a dieta nas creches deve evitar a adição de açúcar, mel e adoçantes em alimentos para crianças de até 3 anos. O objetivo é prevenir problemas de saúde a longo prazo, como obesidade e diabetes, promover um paladar saudável e garantir o desenvolvimento nutricional adequado desde os primeiros anos de vida.
Fonte: ASCOM PMEC




