Um fenômeno luminoso registrado na noite de segunda-feira (27) intrigou moradores de diversas cidades da Bahia e de estados vizinhos. Um rastro de luz cruzando o céu foi visto no território do sisal gerando grande repercussão nas redes sociais.
Vídeos feitos por moradores mostram um objeto brilhante deslocando-se rapidamente e deixando um rastro intenso de luz antes de desaparecer no horizonte. Em alguns registros, é possível perceber uma espécie de fragmentação, o que aumentou ainda mais a curiosidade e levou muita gente a acreditar que poderia se tratar de um cometa ou de um meteoro em queda.
O Calila Noticias em contato com o astrofotografista Alessandro Mota, natural do distrito de Bandiaçu, em Conceição do Coité, que se especializou em registros fotográficos do céu, fenômenos espaciais e corpos celestes, e tem pesquisado constantemente cada episódio, disse que a informação que levantou é de um lixo espacial de origem chinesa, mais precisamente um corpo de um foguete que foi lançado em 29 de Junho de 2024.
“Nas últimas órbitas de lixo espacial mais prováveis de cair ontem à noite, só havia ele nas predições”, falou Alessandro.
Veja o momento exato da passagem do objeto luminoso e captado por uma das câmeras de Alessandro, exatamente às 21horas, 50 min e 28 seg.
Objeto luminoso chama a atenção de moradores várias região da Bahia
O fenômeno, lembra passagem de um comêta e queda de meteóro, porém, especialistas apontam como mais provável, lixo espacial. pic.twitter.com/R6RDAfWWBm
— Calila Notícias (@calilanoticias) October 28, 2025
Ainda de acordo com Mota, fenômenos desse tipo têm se tornado cada vez mais comuns devido ao grande número de satélites e equipamentos lançados em órbita nos últimos anos. A Agência Espacial Europeia (ESA) estima que mais de 30 mil fragmentos maiores que 10 centímetros circulem atualmente ao redor da Terra, e parte deles acaba retornando à atmosfera após cumprir sua vida útil.
Vale lembrar que Alessandro conquistou destaque internacional na astrofotografia após ter foto da Lua publicada pela NASA
.




