O Bahia venceu o Vasco por 1 a 0 na tarde deste domingo, 23, na Arena Fonte Nova, em jogo pela 35ª rodada do Brasileirão, e está cada vez mais perto de garantir a vaga na Libertadores de 2026. O gol foi marcado por Erick Pulga aos 27 minutos do segundo tempo, quando o time baiano estava com um jogador a mais – David havia sido expulso cinco minutos antes por falta em Kanu.
Aos 39, porém, o zagueiro Santiago Mingo, do Bahia, foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo por retardar sua substituição. A reta final do duelo terminou com dez jogadores em campo para cada lado.
Primeiro tempo
O Bahia dominou a primeira etapa do jogo, em tarde inspirada de Everton Ribeiro. O camisa 10 liderou as chegadas do time da casa, que finalizou oito vezes. A mais perigosa, aos 19 minutos, com passe espetacular do meia para Arias, que chutou, mas Barros desviou. Ademir também faz bom jogo pelo lado baiano e teve a chance de abrir o placar aos 30, mas Léo Jardim defendeu no canto. O Vasco encontrou dificuldade para armar as jogadas. O meia Matheus França, que substitui o suspenso Coutinho, foi muito mal durante a primeira etapa. Ainda assim, jogando basicamente no contra-ataque, o time de Fernando Diniz finalizou quatro vezes.
Segundo tempo
A etapa complementar continuou com domínio do Bahia. Porém, o atacante David, do Vasco, que entrou para substituir Matheus França, foi expulso aos 22 minutos ao solar o zagueiro Kanu. Ele recebeu o cartão vermelho direto. O Bahia se aproveitou da superioridade numérica e fez o gol da vitória com Erick Pulga, aos 27. Em cobrança curta de escanteio, Ademir cruzou na área para o atacante, que cabeceou para a rede. Aos 39, o zagueiro Ramos Mingo foi expulso de forma bizarra. Já amarelado, ele tardou a própria substituição e recebeu o segundo cartão. Com igualdade em número de jogadores e pressão pelo resultado, o Vasco cresceu e esteve perto de fazer o gol, mas não aproveitou as chances no pouco tempo que restava.
Com o resultado, o Bahia chegou a 56 pontos e ocupa o sexto lugar. A distância para o oitavo colocado, que é o São Paulo – o primeiro fora da zona de classificação a Libertadores -, é de oito pontos. Ou seja, a equipe baiana pode se garantir na competição continental na próxima rodada.
O Vasco chega à quinta derrota consecutiva e se complica no Brasileirão. O time de Fernando Diniz perdeu em sequência para São Paulo, Botafogo, Juventude, Grêmio e, agora, Bahia. São apenas seis pontos de distância para o Z-4.
Próximos compromissos
O Bahia tem pela frente Juventude (28/11), Sport (03/12) e Fluminense (07/12).
O Vasco enfrenta Internacional (28/11), Mirassol (02/12) e Atlético-MG (07/12).
CN | Globo Esporte




