Cláudio Silva Bastos, importante liderança do movimento sindical rural na Bahia, faleceu na manhã desta segunda-feira (24) em decorrência de um grave acidente de trânsito na região de Itaberaba, na Chapada Diamantina. Ele tinha 42 anos.
Segundo o Calila Noticias apurou junto a um diretor da FETAG-BA, Cláudio tinha saído de casa na cidade de Bom Jesus da Serra desde a última quinta-feira, 20, desde então ninguém teve notícias, já que também não tinha chegado ao seu destino, muito possivelmente Saçlvador. Na manhã desta segunda, o carro foi encontrado as margens da rodovia próximo a Itatim e seu corpo preso às ferragens.
O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itaberaba.

A notícia da morte do líder sindical causou comoção entre sindicalistas, militantes do PCdoB e no meio rural, pelo legado marcado pela defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, pela articulação entre sindicato, pelo partido e pela ambição de levar a voz dessas comunidades para os espaços de poder. Informações sobre velório e sepultamento ainda serão divulgadas pelas lideranças do PCdoB e da FETAG-BA.

Bastos presidiu a Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (FETAG-BA) por mais de 4 anos. 2012 e 2017, período em que se consolidou como uma das vozes mais influentes da agricultura familiar no estado ao ponto de ser indicado para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA.

Durante sua gestão à frente da FETAG-BA, Bastos foi reconhecido por promover a articulação entre a base rural e instâncias políticas, defendendo políticas de desenvolvimento sustentável e a participação de lideranças sindicais na política partidária. Ele também defendia a renovação dos quadros do movimento rural e incentivava agricultores a disputarem cargos públicos.
Filiação de longa data ao PCdoB, Cláudio Bastos já demonstrava interesse em transformar a atuação sindical em mandato eletivo. Em 2018, foi candidato a deputado estadual e obteve 36.762 votos, ficando como primeiro suplente da legenda.

Nas últimas eleições municipais, voltou a se lançar à política, desta vez como candidato a vereador em Salvador e também não obteve êxito.
FETAG sofre novo abalo em poucos meses. Em junho faleceu o seu presidente João da Cruz
O meio sindical de modo especial ligado a FETAG ainda não tirou o luto pela morte do seu presudente João Cruz, vítima de infarto em junho deste ano, recebe outra triste notícia da morte do seu ex-presidente Cláuáudio Bastos de forma trágica.
Morre João da Cruz, presidente da FETAG‑BA, vítima de infarto fulminante



