A zona rural de Riachão do Jacuípe voltou a registrar um ataque de abelhas. O caso mais recente ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06, na região de João Pinheiro e deixou três pessoas feridas, além de um burro que puxava uma carroça. A Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses (BVAJ) foi acionada para prestar socorro às vítimas.
Segundo informou o coordenador da Brigada, Lucival Souza, a equipe foi acionada para atender “vítimas que foram atacadas por abelhas na região de João Pinheiro. No total, três homens e um animal sofreram o ataque, sendo que uma das vítimas precisou ser encaminhada à Emergência do Hospital Municipal Fusas”, disse o lider do grupo ao Calila Notícias.

Lucival relatou ainda que, nos últimos 20 dias, a Brigada realizou a remoção de 42 enxames de abelhas em diferentes pontos da sede e da zona rural do município. “Está programado para a noite de hoje a remoção de mais três enxames”, informou.
O coordenador destacou também que foi firmada uma parceria com apicultores da região, de modo que 90% das capturas realizadas pela Brigada são repassadas para a categoria, contribuindo para o reaproveitamento e preservação das colmeias.
Ver essa foto no Instagram
Vale lembrar que pelo menos duas pessoas morreram neste ano em Riachão do Jacuípe em decorrência de ataques de abelhas. O atendimento para remoção desses insetos, segundo a Brigada, é o terceiro tipo de ocorrência mais frequente, ficando atrás apenas dos casos clínicos e dos acidentes de trânsito e pelos números apresentandos, muito possivelmente Riachão é o município com mais episódios envolvendo abelhas em todo estado da Bahia.
Sobre o aumento da presença de abelhas no município, o apicultor José Narcísio explicou que o fenômeno tem causas naturais e ambientais.
“A gente trabalha com apicultura há alguns anos e isso que está acontecendo é normal para as abelhas — elas precisam se multiplicar, e há temporadas em que isso ocorre com mais intensidade. Porém, com o desmatamento, o uso de venenos e outras interferências, elas acabam vindo para áreas urbanas. Caso alguém veja um enxame, deve procurar uma pessoa capacitada para manusear com segurança. Se o enxame estiver atacando, é importante sair rapidamente do local para evitar uma fatalidade. Lembrando que as abelhas são os insetos mais importantes da Terra, então precisamos salvá-las sempre que possível”, orientou.



