A Câmara Municipal de Conceição do Coité realiza, logo mais, às 19h desta sexta-feira (12), uma sessão solene para a entrega de 15 títulos de cidadão coiteense. A homenagem é considerada pelo Legislativo a maior honraria concedida pelo município, destinada a pessoas que prestaram serviços relevantes ou que desenvolveram vínculos significativos com a comunidade local.
Segundo o presidente da Casa, José Jailmo Gomes Pereira, popularmente conhecido como Nego Jai (União Brasil), cada vereador ou vereadora tem o direito de indicar um nome para receber o título. As indicações são apresentadas por meio de Projetos de Decreto Legislativo, que passam por votação em plenário antes de serem incluídos na solenidade.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, para que a concessão seja aprovada, é necessário o voto favorável de dois terços dos parlamentares. O processo também exige que cada proposta seja acompanhada da biografia do homenageado e de certidão negativa de antecedentes criminais, documentos que garantem transparência e critérios objetivos para a outorga.
Nas últimas semanas, diversos decretos e projetos foram aprovados e publicados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), confirmando os nomes que serão contemplados na cerimônia desta noite. Entre os homenageados já divulgados oficialmente estão:
José Bispo de Andrade
Gildasio João de Lima
Manoel Batista de Souza Júnior
Valéria Cana Brasil Silva
Caroline Araújo Gomes
Lucas Ferreira de Souza
Igor Oliveira Luna
Jaldisso Pereira da Silva
Luciano Araújo de Oliveira
Suzi Maria Teixeira Ramaldes
João Sampaio de Sá Barreto
José Mario Carneiro Rios
Vagner Araújo Carneiro
Ronerio José Dias de Souza
Marcos Ferreira de Almeida Silva
A solenidade contará com presença de autoridades, familiares, convidados e representantes de diversos segmentos sociais.
Com a entrega dos títulos desta sexta-feira, o Legislativo municipal reafirma a tradição de reconhecer cidadãos que, mesmo não tendo nascido em Conceição do Coité, contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.




