Mais duas pessoas deram entrada na Emergência do Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, com suspeita de intoxicação por metanol.
Os dois pacientes chegaram à Unidade na noite da última sexta-feira (02). Um deles é oriundo do município de Cansanção e foi transferido através da Central Estadual de Regulação. O outro é oriundo de Ribeira do Amparo, município vizinho e procurou a Unidade de forma espontânea.
O caso alerta ainda mais municípios da região, sobre a presença de bebidas destiladas adulteradas, que podem está levando risco aos consumidores.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica gravíssima com riscos de cegueira permanente, falência de múltiplos órgãos (cérebro, pulmões, coração, rins) e morte, ocorrendo após ingestão de bebidas ou produtos com metanol, que se converte em substâncias tóxicas (formaldeído, ácido fórmico) no corpo, causando sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos, confusão mental, tontura e alterações visuais graves (visão turva, fotofobia, perda de visão). A demora no atendimento é fatal, exigindo socorro médico imediato.
Ribeira do Pombal
O caso ganhou notoriedade na região, após o município de Ribeira do Pombal registrar sete casos desde o último final de semana. Destes, dois já receberam alta hospitalar, e um infelizmente evoluiu a óbito. Os quatro restantes permanecem sob supervisão médica, sendo duas internações em Ribeira do Pombal e duas em Salvador.
CN | Fonte: Portal Alerta parceiro do Calila.




