No dia 4 de outubro, mais de 11 milhões de baianos e baianas retornarão às urnas eletrônicas para escolher os(as) representantes para os cargos de presidente da República, governador, senadores, além de deputados federal e estadual. Caso haja necessidade, o 2º turno será realizado em 25 de outubro, para a definição das disputas à Presidência da República e ao governo estadual.
De acordo com dados consultados na quarta-feira, 14, no Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Bahia conta com 11.094.303 eleitores aptos ao voto. Desse total, 10.432.713 (94,04%) já realizaram a coleta biométrica, enquanto 661.590 (5,96%) ainda não possuem biometria cadastrada. No estado, o voto é obrigatório para 9.606.872 eleitoras e eleitores, com idade entre 18 e 70 anos, e facultativo para 1.487.431, entre jovens de 16 e 17 anos e idosos a partir de 71 anos.
Em Salvador, 1.926.767 pessoas podem exercer o direito de votar. Destas, 1.816.638 (94,28%) possuem biometria cadastrada e 110.129 (5,72%) ainda não realizaram o procedimento. Na capital baiana, o voto é obrigatório para 1.737.311 eleitores(as) e facultativo para 189.456.
Ordem de votação no 1º turno
A votação seguirá a seguinte ordem na urna eletrônica: deputado federal; deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal); senador (primeira vaga); senador (segunda vaga); governador e vice-governador; presidente e vice-presidente da República.
Vagas em disputa
Na Bahia, estão em disputa 39 vagas para deputado(a) federal e 63 cadeiras para deputado(a) estadual, que compõem a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O estado elegerá ainda dois senadores. Para os cargos do Executivo, haverá uma vaga para presidente(a) e vice-presidente(a) da República e uma para governador(a) e vice-governador(a).
Competências dos cargos
Presidente da República – É a principal autoridade do país e chefe do Poder Executivo federal. Compete ao presidente conduzir as políticas nacionais, incluindo áreas como economia, relações exteriores, segurança, saúde e educação.
Governadores – Chefiam o Poder Executivo nos estados e no Distrito Federal, sendo responsáveis pela formulação e execução de políticas públicas estaduais nas áreas da saúde, segurança pública, educação, entre outras, e articulação com a União.
Senadores – Representam os estados no Senado Federal. Entre as atribuições estão a análise e aprovação de leis de interesse nacional, além de competências exclusivas, como processar e julgar o presidente da República e aprovar autoridades indicadas pelo Executivo, a exemplo de ministros do Supremo Tribunal Federal e do presidente do Banco Central.
Deputados federais – Representam a população dos estados na Câmara dos Deputados. Atuam na elaboração e votação de leis federais, na fiscalização das contas e dos atos do Poder Executivo e na aprovação do orçamento da União.
Deputados estaduais e distritais – Exercem mandato nas assembleias legislativas estaduais ou na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com funções voltadas à elaboração de leis estaduais e à fiscalização do Poder Executivo local.
CN | TRE-BA



